Quando o palco virou reino encantado

A partir de contos criados ao longo do ano letivo, escola St. Patrick promove espetáculos de teatro de final de ano

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

    Pouco depois de promover uma das ações mais criativas e prestigiadas da história da escola com a edição deste ano do Sábado Cultural, a St. Patrick realizou na última sexta-feira, 17, outra interessante atividade de final de ano: a encenação de espetáculos de teatro baseados em ações desenvolvidas em sala de aula durante todo o ano letivo. Em uma grande comemoração junto com pais, professores, direção, amigos, familiares e alunos, o evento aconteceu no Teatro Múcio de Castro, e marcou o fim das atividades de 2010.

    Realizado pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental, o projeto Criação de Contos procurou estimular a leitura e a criatividade das crianças através da criação de contos infantis a partir de histórias elaboradas pelas próprias crianças. Aqueles contos de fadas que todos conhecemos e fizeram parte do universo infantil, como Chapeuzinho Vermelho, João e Maria e tantos outros, ganharam uma nova roupagem na imaginação dos alunos. A temática é a mesma: são histórias com dragões, reis, príncipes e princesas. Depois de muita elaboração com vários finais diferentes até a escolha do conto, os alunos partiram para a definição dos figurinos, personagens e atores.

    Foram muitos ensaios e preparativos até o dia da apresentação. Com a peça A Princesa e o Cavaleiro, inédita, os alunos entusiasmaram todos os presentes pela complexidade dos fatos, criatividade nos diálogos e desenvoltura nas encenações. Se os pequenos surpreenderam, os maiores do 8º ano deixaram a plateia perplexa. Dentro do Projeto do Teatro, eles encenaram O reino dos mal-humorados, uma história que brinca com o mal-humor de forma muito bem humorada.

    O cenário foi confeccionado pelos próprios alunos, criando a atmosfera perfeita para a narrativa que é contada em terceira pessoa e se passa num reino onde o mal-humor exerce a supremacia. O ambiente pesado e rancoroso do reino dá lugar à alegria quando chega de passagem um menestrel cantador e bem humorado. A partir daí a música invade o reino. O projeto Criação de Contos e de Teatro da St. Patrick faz parte de uma série de programas executados pela escola e que são aplicados às crianças desde a educação infantil até o ensino fundamental.

Gostou? Compartilhe