Eu vi os expoentes da minha geração

Marco inicial do movimento beat, poema de Allen Ginsberg retorna às bancas pela editora L&PM em edição convencional, revista e ampliada

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Segundo ON

    “Ninguém nunca havia sido tão ousado na poesia, uma barreira tinha sido rompida. Mas nenhum de nós queria voltar para o cinza. Nós queríamos voz e nós queríamos visões. Havíamos atingido um ponto sem volta – e estávamos finalmente prontos para ele”. É assim que o poeta Michael McClure define o Uivo de Allen Ginsberg, marco inicial da literatura beat e certamente uma das obras mais importantes do século 20 por sua ousadia e transbordante coragem. Originalmente publicado no Brasil pela L&PM em 1984, e popularizado em formato pocket ao longo destes mais de vinte anos, o livro retorna agora às bancas em edição convencional, revista e ampliada.

    Lançado pelo autor norte-americano no outono de 1956, o poema acabou apreendido pela polícia de San Francisco sob acusação de se tratar de uma obra obscena. Com ainda genais jogos de palavras, um ritmo alucinante e incríveis referências a personalidades, acontecimentos e tendências de diferentes épocas, Uivo é uma viagem pela efervescência do fim dos anos 1950, a mesma que impulsionou a carreira de escritores como Jack Kerouac, com seu mítico On the road, e William Burroughs, com seu até hoje polêmico Naked Lunch. Depois de liberado pela Suprema Corte Americana, a obra-prima de Allen Ginsberg vendeu milhões de exemplares em todo o mundo e tornou-se fonte indispensável de sabedoria para aqueles que desejam entender esse pequeno e ágil milagre literário simplesmente batizado de beat.
    Subitamente transformado em celebridade na América, Ginsberg prosseguiu produzindo num mesmo ritmo frenético até a sua morte, em 1997. Com parte da vida relembrada no filme Howl, lançado neste ano e protagonizado pelo ator James Franco, o escritor falou por ele e por milhares de cidadãos aprisionados em medos, preconceitos e revoluções que marcaram toda uma geração. Além de trazer na íntegra os poemas Kaddish e Sanduíches de Realidade, este novo volume da L&PM inclui o poema Uivo, numa reedição enriquecida com a ampliação e atualização das notas e do ensaio sobre a vida e obra de Ginsbrg produzido pelo poeta e tradutor Claudio Willer. Com 248 páginas em formato convencional, Uivo, Kaddish e Outros Poemas pode ser encontrado nas livrarias por R$ 39.

Gostou? Compartilhe