26ª edição da feira homenageia o CACC

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Alguém que faça bem, alguém que você possa chamar de amigo: é pensando nisso que todos os anos a Feira do Livro de Passo Fundo escolhe uma entidade para ser o Amigo do Livro, uma forma de reconhecer o trabalho e também uma maneira de ajudar a divulgar boas ações realizadas na cidade. Nesse sentido, nada se encaixa melhor do que o Centro Assistencial à Criança com Câncer, mais conhecido como CACC, mantido pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Passo Fundo.

Criada em 1975 e mantida por voluntários ao longo destes mais de trinta anos, a Liga viu seu trabalho crescer e percebeu as necessidades das pessoas em tratamento contra o câncer, o que fez com que surgisse a ideia de construir um espaço preparado para isso. Através de doações da comunidade, entre elas o terreno doado pelo senhor Ítalo Bevegnú, foi fundado o Centro Assistencial à Criança com Câncer Morena Bevegnú, que atualmente atende cerca de 60 crianças e 38 adultos de 34 municípios da região de Passo Fundo. O espaço criado em 2003 oferece apoio a pacientes através de projetos como círculo de palestras, atendimento fisioterápico, psicológico e pedagógico, acolhimento, hospedagem e alimentação dos assistidos e familiares e fornecimento de medicamentos.

Apesar do sucesso, o trabalho consiste em uma eterna luta para se manter graças à solidariedade da comunidade, que colabora principalmente com a doação de alimentos, material de higiene e medicamentos. Segundo a presidente da Liga, Neli Terezinha de Almeida Formigheri, são realizadas inúmeras campanhas, e algumas pessoas vão até o Centro para dar apoio, mas depender de doações é sempre preocupante. Uma das ações pensadas para dar estabilidade ao CACC é o McDia Feliz, onde o valor arrecadado com a venda do Big Mac é revertido ao centro. Para quem se interessa em colaborar com a entidade, pode visitá-la na rua 10 de Abril, 205A, no Centro, nos fundos do IOT, ou obter mais informações pelo telefone 3045.4560, e pelo blog www.ligaecacc.blogspot.com.br.

A biblioteca do CACC
Cumprindo seu papel de valorizar essas ações e também incentivar a leitura, a 26ª Feira do Livro de Passo Fundo realiza uma campanha de arrecadação de doações de livros para ampliar a biblioteca do CACC. As doações de exemplares novos e usados podem ser realizadas na livrarias que fazem parte da Associação dos Livreiros de Passo Fundo, que são Livraria do Maneco, Livraria Nobel, Livraria Espírita Antonina Xavier, Seicho No Ie do Brasil, Livraria Diocesana, Delta Livraria e Papelaria e Sebo Café, ou durante o próprio evento, realizado entre os dias 3 e 11 de novembro na praça Marechal Floriano. Não deixe de colaborar.

Gostou? Compartilhe