Uma menina, uma família e muitos segredos

Stella Maris Rezende participa do Projeto Livro do Mês e fala sobre seu livro ?EURoeA guardiã dos segredos de família?EUR?

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Onde dois ou três estão envolvidos, há algo que permanece oculto. Quando esses dois ou três estão ligados pela presença do mesmo sangue nas veias, o oculto se acumula, o mistério se confunde com a própria pele e os segredos fazem parte das relações. Em cada lar, as paredes guardam histórias, os baús lembranças e os corações segredos. Stella Maris Rezende viveu de perto esse universo, por isso, deixou a criatividade voar e pousar nas páginas de um livro.
Hoje e amanhã “A guardiã dos segredos de família”, fruto da mente de Stella, será o centro da discussão do Projeto Livro do Mês.

A história do livro começou bem antes de Nenenzinha, personagem central da história e, até mesmo de Stella. A inspiração nasceu junto com a história da mãe da autora que, assim como o livro, ainda criança, ficou órfã e foi cuidada por uma tia - a Nenenzinha que, de fato, existiu. “Foi emocionante transformar tudo em literatura”, comenta Stella. Emocionante, também, é a história que o livro conta: crianças órfãs sendo cuidadas por uma tia que, da mesma forma, é criança, mas tem uma personalidade decidida e voltada à proteção. Nesse cenário, se encaixa, ainda, uma madrasta tão má quanto à da Cinderela. Os elementos que, por lembrança, remetem aos contos de fadas não param por aí. “Alguns detalhes do meu texto lembram ainda os contos João e Maria, Branca de Neve e A bela adormecida no bosque. A ideia de que a criança pode ser salva por um encantamento é um elemento muito forte”, destaca a autora.

A história é destinada ao público infantil, mas pertence a qualquer faixa etária. Stella fala com sensibilidade e criatividade de temas como orfandade, proteção e conflitos familiares. A leveza do livro rendeu prêmios como o Barco a Vapor, de 2010, que premia obras de literatura infanto-juvenil. Nenenzinha, a original e a do livro, tem segredos que a família guarda e a fazem engrandecer diante dos problemas. As páginas, escritas em quatro anos, foram vividas em décadas. Stella acredita que o encantamento que a literatura propõe estimula a leitura e a escrita: “Uma história bem contada tem magia, tem poder de reinvenção do mundo, estimula o questionamento e a alegria de viver”.

A Capital Nacional da Literatura divide os segredos de Nenenzinha. A autora, livro e história vêm até a cidade para participar da edição de novembro do Projeto Livro do Mês. “A guardiã dos segredos de família” tem personagens bem construídos, enredos entrelaçados e uma proposta estética e de conteúdo a ser pensada e os leitores de Passo Fundo poderão participar e entrar na história da guardiã.

As discussões do Projeto Livro do Mês acontecem hoje e amanhã, no Sesc e na UPF. Hoje à noite, às 19h30min, o público acadêmico pode conversar com Stella Rezende no auditório do CET – Centro de Educação em Tecnologia, na UPF e amanhã pela manhã o encontro acontece no Sesc e é destinado às escolas e ao público em geral.
Mais que páginas, Nenenzinha traz história e inspiração.

Serviço
Dia: 22/11
Onde: Teatro Sesc
Hora: 9h
O encontro é destinado à alunos, professores das escolas municipais e comunidade em geral

Dia: 22/11
Onde: Centro de Educação em Tecnologia (CET), na UPF
Hora: 19h30min
destinado ao público acadêmico e demais interessados

Dia: 23/11
Onde: Teatro Sesc
Hora: 9h
O encontro é destinado à alunos, professores das escolas estaduais e comunidade em geral

Gostou? Compartilhe