Hoje tem Sarau Literário de Carlos Drummond de Andrade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Incentivar a leitura e democratizar os clássicos para a população, especialmente para os jovens, são alguns dos objetivos do Projeto Literatura em Diálogo, que convida a todos para ler e falar sobre literatura. Neste mês de setembro, a comunidade conta com uma programação diferente: o Sarau Literário de Carlos Drummond de Andrade, com o tema “No meio do caminho tinha uma música”. A movimentação literária acontecerá nesta quinta-feira (28), às 19h30, no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto. O evento é gratuito e aberto para a população.

A imersão na poesia, através de declamações das obras de Drummond, será a principal atividade. O evento iniciará com uma serenata na sacada do prédio do Teatro Municipal Múcio de Castro. Após a apresentação, as atividades seguem no palco da Arena Instituto Histórico, no pátio do Espaço Cultural, com mais poesia, dança, música e intervenções artísticas.

A coordenadora do projeto, a professora Dra. Ivânia Campigotto Aquino, ressalta que Carlos Drummond de Andrade é um dos mais importantes poetas brasileiros. “Contemporâneo de grandes escritores do século XX, destacou-se, principalmente, por inovar na forma do poema moderno e pelos aspectos prosaico, irônico e anti-retórico de sua produção. Abordou múltiplos temas, trabalhando a palavras sempre com muita consciência. O sarau, nesse sentido, procura tornar esse grande poeta mais próximo do público em geral, incentivando a leitura de seus textos”, afirma. Em caso de chuva, o evento ocorrerá no Teatro.

Quem faz?
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Passo Fundo, através do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Educação e da Biblioteca Municipal Arno Viuniski, e pela Universidade de Passo Fundo, através do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras. O projeto integra ainda o Programa Ensino e Inovação do IFCH/UPF. Os estudantes de diferentes cursos da universidade ligados à área, em parceria com a equipe da Biblioteca Municipal, auxiliam no planejamento, organização e execução das atividades.

Literatura em Diálogo
O Literatura em Diálogo propõe dois eixos: a leitura e a discussão de obras clássicas da literatura no ambiente escolar de todas as escolas de Passo Fundo, sendo voltado para alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio; e a inclusão da comunidade para incentivar a leitura e a formação do leitor. O objetivo é o aprofundamento teórico das análises dos textos e o exercício da criatividade prática na abordagem metodológica da leitura.

Gostou? Compartilhe