Literatura, música e teatro ocupando as ruas

Atividade faz parte da programação da 16ª Jornada Nacional de Literatura e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura e será realizada das 18h às 22h na rua Independência

Por
· 3 min de leitura
Atividades acontecem na rua Independência, entre a rua Capitão Eleutério e a rua Fagundes dos ReisAtividades acontecem na rua Independência, entre a rua Capitão Eleutério e a rua Fagundes dos Reis
Atividades acontecem na rua Independência, entre a rua Capitão Eleutério e a rua Fagundes dos Reis
Você prefere ouvir essa matéria?
Passo Fundo, que é a Capital Nacional de Literatura, se prepara para receber mais uma edição das Jornadas Literárias, que estão entre as maiores movimentações literárias da América Latina. A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura iniciam na próxima segunda-feira, dia 2 de outubro, e, nesta edição, terão como principal característica a realização de ações para envolver a comunidade num processo de jornalização. Uma dessas ações é o Caminho das Artes, atividade que acontece entre os dias 3 e 5 de outubro, das 18h às 22h, na rua Independência, entre a rua Capitão Eleutério e a rua Fagundes dos Reis, e deve levar à comunidade ações que envolvem a literatura, a música e o teatro. 
 
Criado em parceria com o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Viva!Emau), projeto de extensão da UPF coordenado pela professora Carla Portal Vasconcellos, o Caminho das Artes será semelhante às estruturas utilizadas nas Estações de Leitura, que aconteceram durante a Pré-Jornadinha. O espaço receberá decoração específica e, durante a ação, a rua Independência será fechada e ocupada por atividades e apresentações artísticas e culturais, colocando a Jornada no centro da comunidade, entre as pessoas, os leitores. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade. 
 
Na opinião de um dos coordenadores da Jornada, professor Miguel Rettenmaier, a Jornada pertence aos leitores, sejam os que são residentes da cidade, sejam os que viajam até aqui para participar da programação. Assim, a ideia de constituir a cidade como efetivo espaço da Jornada é uma forma de ampliar esse pertencimento. “Temos a preocupação de fazer da cidade um espaço de leitura em um duplo e profundo sentido”, disse. 
 
Para a também coordenadora da Jornada, professora Fabiane Verardi Burlamaque, a jornalização também envolve a democratização da leitura. “Nosso objetivo é formar e ampliar o número de leitores. Queremos, com isso, compartilhar a experiência da Jornada com um público que circula pela cidade, que é leitor e consumidor de arte, mas que, muitas vezes, não está inscrito na Jornada”, declarou Fabiane. 
 
Inscrições abertas
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Ambev, da Companhia Zaffari & Bourbon, da Ipiranga, da Panvel, da SulGás, da Triway e da TechDEC; com o apoio cultural da BSBIOS e do Sesi; patrocínio promocional da Capes, da Fapergs, da Italac e da Oniz; com a parceria cultural do Sesc; financiamento do Governo do Estado – Secretaria da Cultura – Pró-cultura RS LIC e realização do Ministério da Cultura. 
 
As inscrições para a Jornada estão abertas e são limitadas. Para a Jornada, o público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas noites isoladas. Os interessados devem se inscrever no portal www.upf.br/16jornada. A programação completa também está disponível no site da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.
 
Confira a programação completa do Caminho das Artes
Terça-feira, dia 03/10
18h- Música ao vivo - Grupos Artísticos UPF
18h- Intervenções Visuais - MAVRS e Curso de Artes Visuais FAC/UPF
18h30min- Arte na Rua - Confraria de Artes
18h30min- Roda de Capoeira Angola Palmares
20h- Teatro - Escola de Atores Dia - Alice – Uma nova montagem do clássico de Lewis Carroll
21h- Música ao vivo - Grupos Artísticos UPF
 
Quarta-feira, dia 04/10
18h- Poesias na Rua -  Sociedade dos Poetas Vivos
18h- Intervenções Visuais - MAVRS e Curso de Artes Visuais FAC/UPF
18h30min- Música ao vivo - Grupos Artísticos UPF
20h- Teatro Escola de Atores Dia - A casa de Bernarda Alba - Peça escrita por Federico Garcia Lorca conta os dramas familiares do cotidiano espanhol do início do século XX.
21h- Música ao vivo - Grupos Artísticos UPF
 
Quinta-feira, dia 05/10
18h- Música ao vivo- Musiclass e alunos
18h- Intervenções Visuais - MAVRS e Curso de Artes Visuais FAC/UPF
18h- Poesias de Rua - Academia Passo-Fundense de Letras
18h30min- Arte na Rua -  VivaEmau/UPF
20h- Teatro Escola Dia - Romeu e Julieta – O clássico dos clássicos de William Shakespeare
21h- Música ao vivo - Musiclass e alunos
 
 
Gostou? Compartilhe