A arte em contato com a comunidade

Como forma de mobilizar a população para que prestigie o espetáculo ?EURoeFaixa de Graça?EUR?, o Grupo Ritornelo de Teatro visitou espaços do bairro Zacchia

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

“Hoje tem espetáculo, tem sim senhor!”, entoavam os palhaços do Grupo Ritornelo de Teatro, enquanto batiam nas portas dos moradores do bairro Zacchia e interagiam com alunos da escola Guaraci Barroso Marinho. O gesto alegre parecia aquecer um pouco a manhã gelada de quarta-feira (5). Carregando panfletos e instrumentos musicais, eles convidavam a comunidade para prestigiar a apresentação do espetáculo “Faixa de Graça”, que acontece , neste domingo (7), às 16h, ao lado do Ginásio Municipal, em uma via pública do bairro. A atividade é gratuita. Haverá, ainda, distribuição de pipoca para o público participante.

De acordo com o ator Miraldi Junior, o grupo estava curioso para saber qual seria a reação das pessoas ao ver os palhaços chegando às suas casas. “A recepção lá é sempre muito boa, fomos muito bem acolhidos. É divertido porque a gente entra nas casas e transforma um pouco aquele universo”, compartilha. Lojas e mercados do bairro também receberam, na mesma manhã, a visita dos atores Miraldi, Guto Pasini, Jandara Rebelatto e Daniela Dalforno. “Em grande parte, a ideia foi mobilizar a comunidade para estar lá no domingo e, também, porque queríamos seguir um pouco dessa tradição do espetáculo de rua e do palhaço. Esse tipo de ação era uma característica muito comum dos circos antigos. Eles visitam as cidades pequenas e mobilizavam as crianças, dando ingressos para aquelas que repetissem com eles a música”, comenta.

Faixa de Graça

O espetáculo Faixa de Graça, na estrada há cinco anos, conta a trajetória de dois palhaços, Canela (Miraldi Junior) e Eustáquio (Guto Pasini), que desgarrados no mundo partem na busca de uma nova terra. Caminhando e tombando e tornando a tombar, eles decidem fundar um novo país. Através do olhar ingênuo e transgressor do palhaço, procuram uma nova realidade onde a alegria, a brincadeira e a felicidade são elementos fundamentais na construção desse novo território. Faixa de Graça traz para a cena a arte do palhaço circulando nas ruas, praças e parques com uma dupla de palhaços essencialmente brasileiros.

A apresentação deste domingo, no bairro Zacchia, integra uma série de outras ações pertencentes ao projeto “Faixa nos Bairros”, contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania. Ao todo, serão quatro apresentações pelos bairros de Passo Fundo – duas delas já foram realizadas no início de junho, no parque da Gare e na praça da Mãe. Já a quarta e última apresentação do projeto será na Praça Antonino Xavier, conhecida como Praça do Hospital da Cidade, no próximo domingo (14), também às 16h.

Faixa de Graça é o espetáculo do Grupo Ritornelo com maior tempo de circulação: ao longo de cinco anos, foram mais de 150 apresentações, em diversos estados do Brasil. A peça tem o apoio da RBS TV – Passo Fundo e da Rádio Atlântida. Conta também com o apoio cultural da CNJ Vídeo Propaganda e da Fundação Lucas Araújo.

Gostou? Compartilhe