1º Seminário Regional de Museus da 3ª Região Museológica acontecem dia 21

Por
· 2 min de leitura
Foto: Arquivo/ONFoto: Arquivo/ON
Foto: Arquivo/ON
Você prefere ouvir essa matéria?

A 3ª Região Museológica do Sistema Estadual de Museus/RS e o Museu das Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo, de Soledade, está realizando do 1º Seminário Regional de Museus "Ver, rever e transver os museus", que se acontecerá de forma online, no dia 21 de maio de 2021, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, durante a Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

A responsável pelo Muzar/ICB/UPF, Flávia Biondo da Silva, está coordenadora da região e coloca que “o Seminário tem o objetivo de contribuir na capacitação dos trabalhadores dos museus sobre o papel dos museus na sociedade e de como podem ser inseridos nos processos educativos e de desenvolvimento regional” e complementa que, a proposta do evento foi um processo coletivo de participação dos museus durante a Pandemia COVID-19, em atividades online.

O MAVRS e o MHR contribuirão com a oficina “Os museus e as redes sociais”, demonstrando na prática como os museus podem interagir com seus públicos através das redes sociais durante o distanciamento social, em que os museus estão fechados para visitação.

Os interessados podem se inscrever pelo link https://forms.gle/qG6xS6YgGetWYeKM9 e acompanhar a transmissão do evento através do ww.facebook.com/3regiaomuseologicasemrs. Para certificado, os participantes deverão confirmar a inscrição pelo link disponibilizado no chat de conversas durante o evento.


19ª Semana Nacional dos Museus

É uma temporada nacional promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus que incentiva e divulga as atividades realizadas pelos museus de todo o Brasil. A semana acontece todos os anos em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), e segue o tema proposto pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus), que neste ano é “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que em 2021 acontecerá de 17 a 23 de maio.


PROGRAMAÇÃO

8h30min – Momento cultural e Abertura oficial

9h – Mesa Redonda: O papel dos museus no turismo

Mediadora: Mara Gorete Muniz do Amaral

Palestrantes: Ângelo Sanches (Secretário de Turismo de Canela/RS e Presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur); 

Mário do Nascimento (Coordenador das Áreas de Turismo e Agricultura da FAMURS e Presidente da Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial-OCBPM)

10h – Painel: O papel dos museus na educação 

Mediadora: Elisabete Maria Zanin 

Palestrantes: Mônica Lóss (Artista Visual Multimídia, Designer e arte Educadora)

Márcia Isabel Teixeira de Vargas (Professora de Artes Visuais, Museóloga, Pós Graduada em Supervisão Escolar e em Deficiência Intelectual e Serviço de Atendimento a Deficiência Visual e Coordenadora da Rede de Educadores em Museus - REM/RS)

13h45min – Momento cultural

14h – Minicurso: Os museus e as tecnologias

Ministrante: Simone Flores Monteiro (Historiadora, Doutora em Museologia. Coordenadora de Projetos Museológicos do Museu de Ciências e Tecnologia PUCRS. Coordenadora da Coleção MUSEUM – EDIPUCRS.)

15h – Minicurso: Os museus e os registros fotográficos

Ministrantes: Joana Lizott (Museóloga Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG - CA/UFPEL)); Fábio Giall (Técnico em Restauro Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG - CA/UFPEL); Daniel Moura (Voluntário Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG - CA/UFPEL)

16h – Minicurso: Os museus e as redes sociais

Ministrantes: Giuliana Aguines da Silva - Estagiária do Museu Histórico Regional (MHR) e Acadêmica do Curso de História UPF; Mariana Caser Bedin - Estagiária do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e Acadêmica do Curso de Artes Visuais UPF; Ellen Silveira - Estagiária de Comunicação dos Museus MAVRS e MHR e Acadêmica do Curso de Jornalismo UPF; Patricia Gueller Vivian - Funcionária Responsável pelo MAVRS e MHR


Gostou? Compartilhe