IHPF em parceria com editora lança “Negócios do Rio Grande: As Operações do Passo Fundo" na Revolução Farroupilha

A obra é um “suplemento” a uma outra mais extensa, o Bosquejo Histórico e Documentado das Operações Militares na Província do Rio Grande do Sul

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

 

Marcando a data de 20 de setembro, a Acervus Editora, juntamente com o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), lança a obra Negócios do Rio Grande: As Operações do Passo Fundo, de autoria de Saturnino de Souza e Oliveira. Elaborada no ano de 1841 e publicada no ano seguinte, ainda em meio as contendas da Guerra Civil Farroupilha (1835-1845), a obra é um “suplemento” a uma outra mais extensa, o Bosquejo Histórico e Documentado das Operações Militares na Província do Rio Grande do Sul.

A obra

O texto de Saturnino de Souza e Oliveira (1803-1848) trata particularmente de um dos episódios ocorridos durante o período em que o autor esteve à frente da Província do Rio Grande de São Pedro do Rio Grande do Sul, no cargo de presidente, durante a Farroupilha. Saturnino de Souza e Oliveira relata, na obra, o cotidiano das movimentações, seu ponto de vista acerca das operações desencadeadas (ou freadas) e, ainda, apresenta farta documentação do período, sobretudo correspondências, tanto dos rebeldes, quanto dos batalhões imperiais. O autor constituiu uma defesa ao general francês Pedro Labatut, legalista, após o malogro dos movimentos realizados nas cognominadas Operações de Passo Fundo, região norte da província sul-rio-grandense, entre novembro e dezembro de 1840. A publicação tem o intuito de dar visibilidade a esse período histórico, em torno de uma das operações militares que compuseram o estuário dos combates da Guerra Civil, contribuindo, ao mesmo tempo, para a disseminação e publicização de fontes históricas concernentes à história do Rio Grande do Sul.

Informações sobre como adquirir a obra podem ser acessadas no site https://www.acervuseditora.com.br/


Gostou? Compartilhe