Feira do Livro de Passo Fundo é adiada para o próximo ano

Organização aponta instabilidade pela pandemia e incerteza sobre o formato como motivos para adiamento

Por
· 1 min de leitura
A Feira ocorreu de forma híbrida no último ano (Foto: Lucas Marques/Arquivo ON)A Feira ocorreu de forma híbrida no último ano (Foto: Lucas Marques/Arquivo ON)
A Feira ocorreu de forma híbrida no último ano (Foto: Lucas Marques/Arquivo ON)
Você prefere ouvir essa matéria?

A 35ª edição da Feira do Livro de Passo Fundo, que seria realizada em 2021, foi adiada por um ano. A organização afirma que instabilidade causada pela pandemia da Covid-19 e a incerteza no formato foram cruciais para o adiamento. A Feira é realizada tradicionalmente no mês de novembro.

Em 2020, o evento ocorreu em um formato diferente. A compra de livros e visitas ocorreu presencialmente, enquanto outra parte foi realizada por meio de lives publicadas nas redes sociais. “Em 2021, ficamos em dúvida como ocorreria o evento, se seria possível fazer presencial ou não. Por isso, não tivemos tempo hábil para montar toda programação e correr atrás de patrocínios”, pontua a coordenadora do evento, Silvana Rovani. Para a realização da feira, é necessário pelo menos 10 meses de planejamento.

Realizadora do evento, junto com a ALPF, a Prefeitura de Passo Fundo, representada pelo prefeito Pedro Almeida, apoiou que a Feira do Livro fosse transferida para um momento mais adequado e melhor planejado. “Ficou acordado com a Prefeitura que a Feira do Livro de 2022 ocorrerá no formato presencial, melhor planejada e pensada com carinho para nossos visitantes. Inclusive já estamos organizando uma programação diferenciada”, finaliza Silvana.

Histórico

A Feira do Livro de Passo Fundo está em sua 34º edição e visa popularizar o livro e democratizar o acesso à leitura, oferecendo à comunidade o acesso gratuito a diversas atividades culturais em diálogo com o livro e a literatura. De 1977 – ano de sua primeira edição - até 2007 a Feira foi coordenada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). A partir da 23ª edição, realizada em 2008, a coordenação e execução do evento ficou sob a responsabilidade da Associação dos Livreiros de Passo Fundo (ALPF).

Durante a Feira, o público pode ter acesso a muitos títulos expressivos do universo literário do mercado editorial nacional e internacional, além de oportunizar aos autores locais e regionais o lançamento de novos livros. Os eventos paralelos e já tradicionais também fazem parte da programação da Feira e integram diferentes públicos.

As apresentações artísticas, contações de histórias, exposições, mostras, oficinas, painéis, palestras, recreação, sessões de autógrafos, teatros e esquetes teatrais sempre fazendo referência a diversos autores da literatura brasileira, entre outros, são atividades que, oferecidas de forma gratuita, em diferentes turnos, permitem a oferta de alternativas qualificadas de educação e lazer para a comunidade.

Gostou? Compartilhe