Agência FGTAS/Sine de Passo Fundo realiza atendimento preferencial a migrantes na sexta-feira (18)

Ação faz parte da II Semana Estadual do Migrante

Por
· 2 min de leitura
Mais de 4 mil vagas de empregos estão disponíveis nas agências que participam da ação (Foto: Agência Brasília)Mais de 4 mil vagas de empregos estão disponíveis nas agências que participam da ação (Foto: Agência Brasília)
Mais de 4 mil vagas de empregos estão disponíveis nas agências que participam da ação (Foto: Agência Brasília)
Você prefere ouvir essa matéria?

As agências FGTAS/Sine de Passo Fundo realiza na sexta-feira, 18 de junho, um dia de atendimento preferencial a migrantes. A ação faz parte da II Semana Estadual do Migrante, realizada entre 14 e 22 de junho. Além de Passo Fundo, participam as agências sediadas nos municípios de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Garibaldi, Jaguarão, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre (Montaury e Zona Norte), Quaraí, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana

As atividades propostas buscam evidenciar a importância do diálogo sobre migração e refúgio como um fenômeno global, destacando a necessidade de garantir os direitos inerentes ao ser humano e à vida digna.

O diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, ressalta que “as 157 unidades sediadas em 153 municípios são espaços de acolhimento de trabalhadores. Oferecem um serviço público na área do trabalho, emprego e renda e do empreendedorismo, e têm como principais características a universalidade, a gratuidade e a inserção de profissionais no mercado formal de trabalho”.

Mais de 4 mil vagas de empregos

Nas unidades que participam do atendimento preferencial e nas demais agências do Estado, 4.114 vagas de trabalho estão sendo disponibilizadas aos trabalhadores. Interessados podem se candidatar às oportunidades, através do aplicativo Sine Fácil ou, presencialmente, na Agência FGTAS/Sine mais próxima. A relação de endereços e telefones das unidades está disponível no site: https://www.fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.

 Do total de oportunidades de trabalho disponíveis, 66% não exigem experiência e 27% também não exigem escolaridade. Ainda, com relação à escolaridade, 24% das oportunidades exigem Ensino Médio completo e 23%, Fundamental completo. As ocupações com os maiores números de vagas abertas são alimentador de linha de produção (600), vendedor de comércio varejista (134), pedreiro (132), motorista de caminhão (128) e servente de obras (121). As Agências FGTAS/Sine com os maiores números de vagas abertas são Erechim (412), Caxias do Sul (331), Garibaldi (223) e Tapejara (171).

Atendimento presencial

Nas Agências, é permitida a entrada e permanência de público equivalente ao número de atendentes disponíveis. É obrigatório, ainda, o uso de máscara e distância de, no mínimo, dois metros entre os trabalhadores que aguardam atendimento nas filas que se formarem eventualmente.

Perfil de migrantes

No período de janeiro a maio de 2021, 843 trabalhadores migrantes foram inscritos para vagas de emprego nas Agências FGTAS/Sine do Estado. Os maiores contingentes de migrantes inscritos no período são oriundos do Haiti e da Venezuela. Referente ao perfil desse público, 57,7% são mulheres e 42,3%, homens. Ainda, no que tange à faixa etária, 28,6% possuem de 30 a 39 anos; 27,6%, de de 18 a 24 anos e, 19%, de 25 a 29 anos.

Com relação à escolaridade, 49,6% têm Ensino Médio completo; 22,3%, Fundamental completo; e 9,3%, Fundamental incompleto. As principais ocupações desempenhadas pelos migrantes contratados através das Agências FGTAS/Sine são alimentador de linha de produção, faxineiro, servente de obras, vendedor do comércio varejista, auxiliar de escritório e cozinheiro geral.

Gostou? Compartilhe