Na etapa que comemorou os 40 anos do kartismo em Passo Fundo, o piloto da terra, Victor Hugo Matzembacker, de 14 anos, garantiu o título gaúcho ao terminar em primeiro lugar na bateria Graduados. Ele foi o primeiro a completar as 18 voltas no kartódromo da Roselândia, num domingo de tempo bom e de temperatura superior aos 30 graus na capital do Planalto Médio. Pilotos de todas as regiões do estado estiveram em Passo Fundo para a última etapa do campeonato gaúcho. Muitos também deixaram de comparecer porque não tinham mais chances de finalizar o campeonato numa boa colocação. O campeão, Matzembacker, comemorou muito com sua família. O pai, André Luiz e a mãe, Thais Duarte estavam radiantes. “Ainda tenho lugar para muitos troféus em casa”, diz Victor Hugo. O pai, André Luiz, disse que esse é o resultado de um trabalho árduo e de muito treinamento. “Estamos muito felizes com o resultado, que veio graças a muito trabalho”. Ao final de todas as baterias Matzembacker foi para o lugar mais alto do pódio para receber o troféu de campeão da etapa.
Novato
O piloto Franco Pasquale, 16 anos, que estreou na categoria Novatos em 2012, ficou com o título da categoria. Ele é da cidade de Gramado e veio a Passo Fundo acompanhado pelo pai, o ex-piloto André Pasquale, que foi campeão na mesma categoria no ano de 1981, aos 19 anos. Na última prova do ano, Franco ficou em segundo lugar na primeira bateria e em 1º na segunda. André revela que parou de correr há três anos e que agora, apenas acompanha Franco em suas corridas por todo o Rio Grande do Sul. “Não tem como sustentar dois karts, é impossível”, conta. Franco começou a correr há cerca de quatro anos, por influência do pai, que além de títulos no kart, também foi campeão das 12 horas de Tarumã e 5º colocado em um campeonato brasileiro de Fórmula Ford.
Desafio
No ano que vem, Franco vai correr na categoria Graduados, o que representa um desafio maior na sua carreira. “Vou para a categoria mais disputada do kart e a expectativa é bem grande”, comenta o jovem, que também participou de algumas das etapas do brasileiro, mas só para treinar entre os pilotos mais experientes. O pai, André, diz que ainda sente vontade de correr, principalmente quando vai a um kartódromo. “A vontade de estar num kart novamente, essa nunca passa, mas hoje não tem mais como”, completa.
Única mulher
A prova em Passo Fundo teve ainda a participação da única mulher que disputa o campeonato gaúcho de kart. Daiana Petry corre na categoria Fireball Sprinter, em parceria com seu noivo, Rogério Fritsch. Cada um deles corre em uma bateria. Os dois são de Ivoti, cidade do Vale dos Sinos. “Já estamos há dois anos correndo e nesse ano conseguimos o vice-campeonato gaúcho”, conta Daiana. Ela diz que ainda não sabe se vai continuar correndo no ano que vem porque o casamento acontece em maio e há planos de aumentar a família. “Pois é, ainda não sabemos se vamos continuar porque eu quero engravidar”, fala Daiana.
Avaliação
Na avaliação do presidente do Kart Clube de Passo Fundo, Gilberto Cogo, o evento foi excelente. “Nos atrapalhamos um pouco, mas são coisas que acontecem em praticamente todas as provas. Correu tudo dentro da normalidade e estão todos de parabéns por essa organização”, diz. Ele agradece também à Federação Gaúcha de Automobilismo, que teve papel fundamental na organização das provas em Passo Fundo. “Fechamos com chave de ouro essa última etapa do Gaúcho”.

