Governo anuncia Francisco Vargas como novo secretário do Esporte e Lazer

João Derly deixou o cargo ontem (02)

Por
· 1 min de leitura
Governador Leite deu posse a Francisco Vargas hoje (03) (Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini)Governador Leite deu posse a Francisco Vargas hoje (03) (Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini)
Governador Leite deu posse a Francisco Vargas hoje (03) (Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini)

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O governador Eduardo Leite anunciou o nome de Francisco Xavier de Vargas Neto como novo secretário estadual do Esporte e Lazer. Empossado na tarde desta quarta-feira (3/6), no Palácio Piratini, Francisco Vargas assume o lugar deixado por João Derly.

Professor de pós-graduação em Educação Física, o novo secretário destacou a missão que terá. “É um grande desafio, um novo desafio na minha carreira e pretendo contribuir com minha experiência em prol do esporte e lazer no nosso Rio Grande do Sul. Agradeço ao Derly pela indicação e espero corresponder às expectativas”, destacou Vargas.

João Derly estava à frente da Secretaria do Esporte e Lazer (Sel) desde o início da atual gestão. Ele deixa o cargo a pedido próprio para se dedicar às eleições de 2020.

Quem é

Francisco Xavier de Vargas Neto é doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona, onde defendeu tese na área de esporte e saúde, e especialista em Treinamento Desportivo e Saúde Escolar pela UFRGS.

O novo secretário leciona nos cursos pós-graduação das universidades Feevale, La Salle, Ulbra, UCS e IPA. Também lecionou nos cursos de graduação, mestrado e doutorado na UFRGS, em que orientou dissertações nas áreas de atividade física e esporte infantil.

Como desportista, Vargas Neto é faixa vermelha e branca de 6° grau da Confederação Brasileira de Judô.  Pela Federação Gaúcha de Judô, recebeu o título de Grande Benfeitor da Ordem do Mérito. Também treinou equipes de judô da Sogipa e integrou as equipes de controle de doping nas competições mundiais pré-olímpicas e na Olimpíada de Barcelona, em 1992.

Gostou? Compartilhe