Semana deve ser marcada por chuva, ventania e frio

Existe o risco de transtornos na região Norte

Por
· 1 min de leitura
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Você prefere ouvir essa matéria?

A semana será de chuva volumosa e ventos intensos novamente sobre o Estado, informa previsão da Somar Meteorologia distribuída pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Na terça-feira (7/7), a formação de um novo sistema frontal, composto por uma nova frente fria e um ciclone extratropical sobre a região Sul, volta a provocar chuva intensa, trovoadas e ventania. Atenção para volumes elevados de chuva, que podem alcançar os três dígitos, o que aumenta o risco para transtornos na metade norte do Rio Grande do Sul.


A partir da quarta-feira (8/7), a chuva diminui, mas ventos seguem constantes. Entre quinta (9) e sexta-feira (10), o ar seco predomina e o frio aumenta, mas essa situação não é duradoura. A onda de frio é ligeiramente mais branda do que a anterior – embora ainda tenha previsão de geadas em áreas tradicionais. A chuva retorna no fim de semana.

Passo Fundo

A região está sob alerta de tempestade, de acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (INMET ). A previsão é de pancadas de chuva nos dia 7 e 8. A chuva acumulada nos dois dias pode contabilizar até 60 mm, de acordo com o INMET e Embrapa Trigo. A causa, de acordo com o informativo da INMET, é a formação de uma região de baixa pressão associada a uma frente fria.

As chuvas devem parar na quinta-feira. As temperaturas devem cair bastante, ficando entre 3º Ce 15ºC. Também existe a possibilidade de geada na sexta-feira, de acordo com o pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha.

Image title

O alerta cobre o norte do RS e o Sul de SC (Imagem: captura de tela do portalINMET)

Defesa Civil

A Defesa Civil do RS emitiu um alerta, nesta segunda-feira (6), para possibilidade de chuvas expressivas com temporais, variando de 80 a 100mm, raios e ventos em forma de rajadas, entre 70 e 80Km/h. O alerta é para a área delimitada em vermelho no mapa abaixo. Ele foi emitido às 15h44, e é válido por 24h. 

Image title


Notícia Atualizada às 16h49. Com informações da SECOM/RS.

Gostou? Compartilhe