As obras de pavimentação de 16 quilômetros da ERS-437, entre os municípios de Vila Flores e Antônio Prado, na Serra Gaúcha, devem ter início no primeiro semestre de 2026. Segundo assessoria do Daer, o trecho foi dividido em dois lotes contratados pelo Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) em Regime de Contratação Integrada, no qual a mesma empresa fica responsável pelo projeto e pela execução da obra.
O Daer informa que os dois lotes – um entre Vila Flores e o Rio das Antas, de 9 quilômetros, e outro entre o Rio das Antas e Antônio Prado, de 7 quilômetros – estão com os estudos aprovados e em fase de conclusão dos projetos executivos.
Orçada em aproximadamente R$ 130 milhões, a obra integra um pacote de contratos assinados pelo governador Eduardo Leite em janeiro de 2025 para a recuperação de seis rodovias.
Rota turística
A ERS-437 é responsável pela ligação da BR-470 à ERS-122, duas das principais vias de tráfego da região da Serra Gaúcha. A estrada atravessa áreas de intensa produção agrícola e interliga importantes polos turísticos do estado, como a Região das Hortênsias (Gramado), os Campos de Cima da Serra e, especialmente, a região produtora de uva e vinho.


