Outubro inicia com chuvas sob a influência de El Niño

Desta quarta-feira até domingo, há previsão de mais de 100 mm de chuva e possibilidade de granizo na região

Por
· 1 min de leitura
Quarta-feira terá céu nublado e retorno das chuvas - Foto: LC Schneider/ONQuarta-feira terá céu nublado e retorno das chuvas - Foto: LC Schneider/ON
Quarta-feira terá céu nublado e retorno das chuvas - Foto: LC Schneider/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Além das inconsistências típicas da primavera, o mês de outubro deste ano sofre influência do fenômeno El Niño. Isso significa muita chuva e temperaturas acima da média. “Outubro começa com muita chuva”, resumiu o analista Aldemir Pasinato, do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Trigo, em Passo Fundo.

Ele informou que, entre esta quarta-feira e domingo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode chover entre 100 mm e 130 mm. “Outros modelos apontam um pouco menos, entre 80 mm e 100 mm”, ressalvou. Até terça-feira (6), foram registrados 57,6 mm de chuva, o que representa 24% da média histórica do mês, de 239,4 mm.

Quarta-feira

“Uma nova frente fria, desta vez vinda de áreas da Argentina, do Uruguai e do Paraguai, chega à região nesta quarta-feira (7). O dia começa com sol, mas aumenta a nebulosidade, com sensação de abafamento, e teremos o retorno das chuvas, com pancadas de forte intensidade, entre a noite de quarta-feira e a madrugada de quinta-feira”, explicou o analista.

Há indicativos de temporais, queda de granizo e ventos entre 50 km/h e 60 km/h. A temperatura oscila entre 14°C e 26°C.

Quinta-feira

“Na quinta-feira (8), prosseguem as áreas de instabilidade, sob a atuação da frente fria e de um sistema de baixa pressão sobre a região. Haverá sensação de abafamento, chuvas fortes, possibilidade de granizo e ventos na faixa de 60 km/h a 80 km/h. A temperatura mínima fica em 17°C, enquanto a máxima não passa dos 25°C”, disse Pasinato.

Sexta-feira

Na sexta-feira (9), as condições variam pouco. Permanecem as chuvas e a nebulosidade. Pasinato alerta para o volume de precipitação. “De quinta para sexta-feira, teremos os acumulados mais expressivos na região.” A temperatura estará amena, com mínima de 17°C e máxima de 23°C.

Sábado

O sábado (10) começa com chuva, mas as condições mudam à tarde. “Após as instabilidades, o tempo melhora ao decorrer do dia. Teremos nebulosidade à tarde e à noite, enquanto a temperatura mínima fica em 17°C e a máxima em 23°C.”

Domingo

A chuva diminui no domingo (11). “Os indicativos são de enfraquecimento das instabilidades, ainda com nebulosidade e o reaparecimento do sol, ainda que discretamente. A mínima fica em 13°C e a máxima em 23°C.”

Pasinato complementou: “O feriado de 12 de outubro será com mais chuvas, influenciadas pelo El Niño.”

Gostou? Compartilhe