Organização Mundial da Saúde declara pandemia do novo coronavírus

O Covid-19 já infectou mais de 100 mil pessoas em todo o mundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, oficialmente nesta quarta-feira (11), pandemia do novo coronavírus. 

O Covid-19 já infectou mais de 110 mil pessoas ao redor do mundo desde dezembro, quando os primeiros pacientes começaram a ser diagnosticados com o vírus em Wuhan, na China. 

De acordo com os relatórios mais atualizados da entidade de saúde, na América Latina, Argentina e Colômbia já iniciaram protocolos emergenciais de isolamento. A medida pode afetar as competições esportivas nos respectivos países e as Eliminatórias da Copa do Mundo, agendadas para iniciar em 26 de março. "Consideramos que o COVID-19 pode ser caracterizado como uma pandemia", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva na sede das Nações Unidas (ONU), em Genebra. 

Unesco

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) afirmou que autoridades educacionais no mundo concordaram em trabalhar em conjunto para que alunos possam continuar estudando em meio às interrupções provocadas pelo coronavírus.

Na tera-feira (10), a diretora-geral Audrey Azoulay promoveu videoconferência em caráter de emergência. Representantes de mais de 70 países participaram, incluindo ministros da Educação.

Segundo a Unesco, os participantes discutiram meios de manter oportunidades educacionais a estudantes, já que muitas escolas encontram-se fechadas na Ásia, Europa, no Oriente Médio e na América do Norte.

A agência diz que planeja trabalhar com a Microsoft e outras organizações para desenvolver softwares capazes de permitir que alunos estudem em casa.

A Unesco planeja ainda montar uma força-tarefa para elaborar medidas concretas.

De acordo com observadores, os desafios podem incluir como fornecer apoio a estudantes que não entendem inglês ou outros idiomas mais difundidos, além de como prestar assistência àqueles sem acesso à internet.

Pandemia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma doença só é considerada pandemia quando reúne três condições: o aparecimento de uma nova enfermidade, possuir um agente cuja infecção em humanos causa uma doença séria e o agente se espalhar facilmente e conseguir se sustentar no organismo humano. O Covid-19, segundo o monitoramento da agência de saúde, já infectou pessoas em todos os continentes do mundo, exceto na Antártida. 

Gostou? Compartilhe