Hotel bom pra cachorro

Animais de estimação precisam de atenção mesmo nos momentos de lazer

Por
· 2 min de leitura
Shakira e Leona descansam na sombra Crédito: Shakira e Leona descansam na sombra Crédito:
Shakira e Leona descansam na sombra Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?

É difícil viajar e deixar seu bichinho para trás, por isso, muitos donos optam por levar junto os seus companheiros. Mas atenção! É preciso planejar com cuidado o transporte e prestar atenção nas regras, principalmente se a viagem for internacional, pois as normas mudam de país para país.

Se há descuido, os animais podem ser transmissores de doenças e parasitas, por isso as regras de transporte são rigorosas e devem ser seguidas. Para viagens nacionais, o atestado sanitário dado pelo veterinário do seu pet e a carteira de vacinação em dia são suficientes, assim como se informar com as companhias aéreas e rodoviárias a respeito das exigências específicas sobre o material da caixa de transporte e o porte do animal.

Quanto às regras internacionais, o processo pode demorar, pois exigem maiores documentações desde passaporte expedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento até implantação de microchip de identificação, portanto, é necessário se planejar com antecedência.

Mas já pensou se você não pode levar o seu pet junto? Não importa se o lar é casa ou apartamento, os cães estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, sendo considerados inclusive membros da família, assim é cada vez mais complicado para os donos deixarem seus companheiros solitários quando precisam se ausentar, porém,  muitas vezes a viagem pode ser longa e exaustiva para os cãezinhos. Então, qual seria a alternativa?

Pensando nesse carinho e cuidado crescente com os bichos, surgem os hotéis para animais, tendência que ganha cada vez mais espaço no mercado e Passo Fundo já conta com alguns lugares disponíveis para a hospedagem dos animais, que aproveitam do lazer, refeições e até um quarto separado para cada um enquanto seus donos não voltam.O MIX conversou com os responsáveis por um desses espaços inovadores na cidade e traz um pouco do funcionamento desse negócio.

Daniela Ziliotto e Cristiano Vieira são o casal dono do Ilha Pet, que há 3 anos hospeda os mais diferentes cães em um ambiente preparado exclusivamente para acomodar os bichinhos. Daniela conta que a demanda de fato aumenta nos fins de ano, em decorrência das férias, mas que durante os dias de semana o hotel também vira uma espécie de creche, onde alguns cães são recebidos para não passarem o dia sozinhos e assim convivem com a Leona, de aproximadamente 5 anos, e Shakira, de 6. Elas são, respectivamente, uma Golden Retriever e uma Beagle do próprio casal, treinadas para conviver bem e brincar com outros cachorros e, dessa forma, acabam ajudando no negócio.

As restrições são poucas: o hotel só não recebe cães sofrendo de doenças contagiosas e cães agressivos, pois a boa convivência é essencial, e há casos cães mais ariscos, que precisam de um tempo de adaptação ao ambiente, estes são mantidos em locais separados, que tem espaço para abrigar 10 cães individualmente, e aqueles que são da mesma família dividem o espaço. “Tudo o que tem para os humanos, tem para os cães”, conta Daniela ao lembrar de um dos hóspedes que recebia a visita de seu acupunturista, e a frase se encaixa também para definir o hotel. O lugar também possui profissionais particulares para o caso de algum cão precisar de auxílio médico, mas Daniela conta que nunca tiveram qualquer emergência, “é tudo muito tranquilo”. A paixão pelo negócio, claro, é essencial. E tudo isso fica muito claro no cuidado com a limpeza do ambiente e no pátio destinado ao lazer dos bichos. Conforme Daniela, não há limite de tempo para os cachorros ficarem hospedados, e conta que houve um cliente que deixou o cãozinho hospedado durante seis meses, pois não residiu por um tempo na cidade e ali ele se sentia seguro para deixá-lo longe. Tudo isso apenas traduz a preocupação daqueles que consideram os cães como sua família e com essa nova alternativa, o cuidado e o amor ficam claros na prática.

Gostou? Compartilhe