OPINIÃO

Efemérides canceladas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Três municípios da região completaram o 32º aniversário de emancipação neste mês de abril. São inúmeros os aspectos em comum entre os dois ex. Distritos e o Bairro, criados por força de lei estadual assinadas nos dias onze, vinte, e vinte e um, do quarto mês de 1988. Por mais de meio século eles fizeram parte do município de Getúlio Vargas, do qual já havia sido desmembrado no ano de 1955 o Distrito de Sete de Setembro, incorporado a Tapejara. Outro recorte do território do município que já completou 85 anos se deu no apagar das luzes de 1995, oficializando em lei o “sim” do plebiscito realizado com os moradores de Floriano Peixoto.

I I

O maior educandário de Erebango recebeu por motivos óbvios o nome de 11 de Abril, data da criação oficial do município. Sua instalação se deu no inicio de janeiro de 1989 com a posse do prefeito, vice-prefeito e integrantes da Câmara de Vereadores, outra similitude com os outros dois. De igual modo com as adequações necessárias para o início dos trabalhos. Contando apenas com algumas mesas e cadeiras, folhas em branco, canetas, lápis, e uma ou duas máquinas de escrever e calcular, a diminuta equipe dava inicio a uma desafiadora jornada. E ela continua em curso e pode ser mensurada pelos avanços socioeconômicos.

I I I

Criado no dia que antecedeu ao feriado nacional de Tiradentes, o município de Ipiranga do Sul alcançou o reconhecimento nacional e ostenta o título de Berço do Plantio Direto. A vocação empreendedora de sua gente, irmanada em torno dos objetivos em comum refletem na posição de destaque junto ao Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. O mesmo ocorre com Estação, que tem sua origem no entorno do histórico edifício alicerçado no Km 123,1 da estrada de ferro. Ponto alto do calendário de eventos a programação, que incluía também os 110 da inauguração da Estação Ferroviária, foi cancelada.

Curtas:

# Ações individuais e coletivas nestes difíceis dias da Covid-19 têm sidos minimizados através de ações solidárias.

# Na UFFS – Erechim um grupo de acadêmicos já produziu mais de 900 litros de álcool gel antisséptico.

# A logística para a distribuição do produto esta a cargo da Amau, Defesa Civil, Força Voluntária do Alto Uruguai, Vinagres Koller e Olfar.

# O álcool gel vai atender a demanda das equipes de saúde e segurança pública de municípios da região.

# Em Santa Maria uma plataforma para atendimento a distância já está operando, iniciativa de voluntários com a ajuda de duas universidades.

# Médicos e outros profissionais da área da saúde estão se colocando a disposição através das redes sociais para dar orientações.

# Jovens se dispõe a disposição dos grupos de risco para irem a supermercados e farmácias.

# Empresas de todos os portes produzem e distribuem gratuitamente máscaras, produtos e limpeza e alimentos.

# Em Caxias do Sul empresas desenvolvem respiradores para pacientes acometidos pele coronavírus.

# Estas e milhares de outras boas notícias são divulgadas diariamente pela imprensa que além de informar vem realizando campanhas educativas de prevenção ao vírus.

Obituário:

O município de Getúlio Vargas decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do engenheiro agrônomo e advogado Paulo Edgar da Silva ocorrido às 04h de segunda-feira (20) no Hospital São Roque. Ele integrou os quadros da Emater-RS/Ascar, foi vereador, vice-prefeito e titular das Secretarias Municipais da Agricultura e Administração. Também presidiu inúmeras associações, clubes e entidades locais.

Gostou? Compartilhe