OPINIÃO

Reminiscências: Campo de Pouso

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O 110º aniversário do Aeroclube do Brasil será celebrado em 2021. Reconhecido como o berço da aviação brasileira, foi o 17º no mundo. Seguindo os moldes do Aéro-Club de France, fundado no apagar das luzes do século dezenove, o congênere instalado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, recebeu de imediato o apoio do jornal A Noite, fundado por Irineu Marinho. Em 1931, quando Getúlio Vargas, então presidente do governo provisório, assinou o decreto que criava o Departamento de Aeronáutica Civil (DAC), a aviação comercial já operava em território nacional. Também já havia escolas de pilotagem em diferentes unidades da federação.

I I

Idealizada por Joaquim Pedro Salgado Filho, primeiro Ministro da Aeronáutica, foi lançada no ano de 1941 a Campanha Nacional de Aviação. Divulgada pelos Diários Associados, rede de jornais pertencentes a Assis Chateaubriand, resultou na fundação de centenas de aeroclubes. No alvorecer da década de 1950 foram dados os primeiros passos para a criação do Aero Clube no jovem município de Getúlio Vargas. E com ele a necessidade da construção do seu Campo de Pouso. O Município de Getúlio Vargas, jornal local editado por José Antônio Zahar, abriu suas páginas a entidade presidida pelo advogado Léo Stumpf. Em que pese ser apontado como determinante para o fortalecimento da economia local, o projeto precisou esperar alguns anos para se concretizar.

I I I

Na capa da edição de 28 de maio de 1955, distribuída nas seis colunas em caixa alta, a manchete “Em setembro será concluído o Campo de Pouso”. Na apresentação da entrevista concedida ao editor do semanário pelo presidente do Aero Clube, a afirmativa: “O progresso de nosso município não pode parar – precisamos de um aeroporto”. A falta de unanimidade em relação é apontada, e dentre os argumentos “a proximidade dos Campos de Passo Fundo e Erechim”. Stumpf revela que o Departamento Aeroportuário do RS havia dado o aval para a construção de duas pistas na área adquirida pelo Aero Clube no ano de 1953. Mas que por deficiência de máquinas no setor de obras da Prefeitura o projeto estava emperrado.

I V

Na matéria que segue na página 03 e termina na seguinte, o entrevistado lembra que a construção da pista havia sido incluída na plataforma da campanha vitoriosa do prefeito Ernesto Bergamini e Darcilo Giacomazzi. A certeza da realização dos trabalhos é manifestada na sequencia. “Entretanto o senhor Prefeito já tudo previa”. E segue: “Seu plano é concentrar em setembro, não só as máquinas rodoviárias do município, mas também dois tratores disponibilizados pela Granja Riograndense, dois pela Fazenda Agrícola Bergamini, e um da Fazenda Giacomazzi”. Há 65 anos a união de voluntários, poder público e empreendedores em prol do Campo de Pouso e do Aero Clube foi bem sucedido. Por motivo de força maior foi desativado para ressurgir agora com todo vigor.

Curtas:

# Os integrantes da Comissão de Orçamento, Finanças e Infraestrutura Urbana e Rural da Câmara Municipal de Estação estão analisando o Projeto de Lei 016/2020 do poder executivo que cria o Parque Industrial II.

# O projeto 06/2020, de autoria do vereador Alciones Domingos Conte (PPS), que atribui ao Parque Industrial o nome de Dieter Ludwig Oswald, foi aprovado por unanimidade na primeira sessão de junho do legislativo estaçonense.

# As eleições municipais de 2020 devem acontecer entre os dias 15 de novembro e 20 de dezembro.

# A informação foi dada em primeira mão pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, em entrevista ao programa Roda Viva na noite de segunda-feira (15).

# As datas exatas do primeiro e segundo turno ainda não foram definidas e o assunto tramita no Congresso Nacional.

# A movimentação dos dirigentes partidários e pré-candidatos ao legislativo e executivo se intensificaram ao longo da semana.

# Na noite de quarta-feira (17) a executiva do PL de Erechim realizou uma reunião virtual e definiu os pré-candidatos a prefeito.

# Os nomes de Paparico Bacchi, Cláudio Pagliosa, José Rodolfo Mantovani e Adilson Stankiewicz devem ser submetidos aos filiados na convenção do PL erechinense programada para o início de julho.

# Liminar concedida pelo juiz da comarca de Espumoso está impedindo a veiculação de uma reportagem da RBS TV.

# A matéria trata da concessão irregular do abono emergencial e o pedido foi feito por uma das pessoas citadas na reportagem.

# O fato, que configura censura prévia, proibido na Constituição Brasileira, repercute em todo o país e foi repudiado pela Associação Nacional de Jornais, entre outras.

# A relação dos beneficiados pelo auxílio emergencial está disponível no Portal da Transparência e pode ser consultado por município.

Dito & Feito:

Pelo 7º ano consecutivo o Tribunal de Contas do Estado aprovou as contas do governo de Ipiranga do Sul. A informação foi divulgada no último domingo (14) pelo prefeito Mário Luís Ceron (PTB) em entrevista ao vido na Rádio Sideral. 

Gostou? Compartilhe