OPINIÃO

Agora vai

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A divulgação dos candidatos às eleições majoritárias e proporcionais feita ao final das convenções foi extraoficial. O prazo para o registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral encerra às 19 horas deste sábado (26). Antes de oficializadas elas devem passar pelo crivo da Justiça Eleitoral. Pelo novo calendário, a campanha oficial tem inicio no domingo (27), e segue até o dia 14 de novembro, véspera da eleição (1º turno). Nos municípios da 70ª Zona eleitoral é grande a expectativa nos meios políticos quanto à oficialização dos candidatos a prefeito e vice-prefeito.

I I

O mesmo se dá com a definição dos candidatos a vereador já que na proporcional não é mais possível coligações. As Câmaras Municipais de Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Ipiranga do Sul, Sertão e Floriano Peixoto, possuem nove vereadores. Nestes seis municípios, de acordo com as novas regras. cada partido poderá inscrever no máximo 14 candidatos, o equivalente a 150% do número de cadeiras, sendo que deste total cinco do gênero feminino. E justamente no quesito das cotas é que algumas agremiações estão enfrentando dificuldades. Não é por acaso o diminuto número de vereadoras nas casas legislativas.

I I I

Até o fechamento da coluna na tarde de quinta-feira (24) constava no site do Tribunal Superior Eleitoral a inscrição de 928 candidatos a prefeitos e vice-prefeitos, e 20.792 candidatos a vereadores, no RS. Nos seis municípios da 70ª Zona Eleitoral 10 candidatos a prefeito e vice-prefeito e 127 candidatos a vereadores. É crível que até as primeiras horas deste domingo a relação de todos os candidatos às eleições majoritárias e proporcionais esteja disponível no sistema. A coluna apurou os seguintes dados: Getúlio Vargas o registro da candidatura de Maurício Soligo (PP) a prefeito e Elgido Pasa a vice-prefeito; a vereança 14 candidatos do PP, seis do PTB, três do PRTB, dois do PSDB e dois do Cidadania.

I V

Em Estação os registros das candidaturas de Humildes Camargo (MDB) e Evandro A. da Silva (MDB), Geverson Zimmermann (PSDB) e Alciones D. Conte (PP), e Plínio Triques (PV) e Luciano Prudente (PV), a prefeitos e vice, respectivamente Na proporcional 11 candidatos do PP, seis do PSDB, cinco do PV e três do PTB. Erebango o registro de Valmor J. Tomelero (MDB) e Flávio E. Kusz (MDB) a prefeito e vice; e a vereadores 13 pelo MDB e seis pelo PP. Em Sertão apenas o registro de Marco A. Gobbo (PP) a prefeito e Antônio C. Bordinhon (PP) a vice. Em Floriano Orlei Giaretta (MDB) e Odacir Malacarne (PP), e Vilson A. Babicz (PT) e Márcio P. Castanha (PP), a prefeitos e vice.. Para o legislativo onze candidatos do PT, oito do MDB, sete do PP, e três do PTB.

Curtas:

# Na maioria das vezes os embates internos, próprios do jogo político, ficam no âmbito dos partidos e seus dirigentes.

# Mas nem sempre é possível varrer toda a poeira para debaixo do tapete, e parte dela acaba se espalhando.

# Nestes momentos é que a rádio corredor incremente o número de edições extraordinárias, e o que era para ficar em âmbito restrito se espalha como fogo na palha seca.

# E o melhor de tudo é que nenhum candidato, partido ou coligação está imune a situações como estas.

# O Príncipe, escrito no ano de 1513 por Nicolau Maquiavel (1469 – 1527) e publicado seis anos após sua morte, se mantém atualíssimo.

# “É preciso enfraquecer os poderosos, agradar aos súditos, manter os amigos e proteger-se dos companheiros”, é uma das máximas do pensador florentino.

# A obra integra o acervo da Biblioteca Pública Municipal Dr. Léo Stumpf, mas como continua fechada em função da Covic-19, pode ser lida na internet.

# As redações receberam na quinta-feira (24) matéria e foto sobre a aquisição de 799 fuzis Taurus modelo T 4 pelo governo do Estado do RS.

# Os velhos revólveres calibre 38, utilizados pelos Pedro & Paulo, como eram chamados os integrantes da Brigada Militar no século passado, são hoje peças de museu.

# O arsenal, adquirido por licitação deverá ser entregue pela fabricante até o início de novembro.

# O fuzil T4 já integra o arsenal da BM e vem sendo empregado também pelas forças de elite da corporação.

Dito & Feito:

O deputado Paparico Bacchi (PL) ao votar favorável ao projeto de lei que beneficia os transportadores escolares defendeu a extensão do benefício para todos os prestadores de serviços continuados aos entes públicos. Ele destacou projeto de sua autoria, que propõe a permissão de pagamentos para empresas que prestam serviços continuados para o Estado, municípios, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Poder Judiciário e órgãos da administração pública direta e indireta, e que estão impedidos de operar durante a vigência dos decretos de calamidade.  

Gostou? Compartilhe