OPINIÃO

Agora vai

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A divulgação dos candidatos às eleições majoritárias e proporcionais feita ao final das convenções foi extraoficial. O prazo para o registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral encerra às 19 horas deste sábado (26). Antes de oficializadas elas devem passar pelo crivo da Justiça Eleitoral. Pelo novo calendário, a campanha oficial tem inicio no domingo (27), e segue até o dia 14 de novembro, véspera da eleição (1º turno). Nos municípios da 70ª Zona eleitoral é grande a expectativa nos meios políticos quanto à oficialização dos candidatos a prefeito e vice-prefeito.

I I

O mesmo se dá com a definição dos candidatos a vereador já que na proporcional não é mais possível coligações. As Câmaras Municipais de Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Ipiranga do Sul, Sertão e Floriano Peixoto, possuem nove vereadores. Nestes seis municípios, de acordo com as novas regras. cada partido poderá inscrever no máximo 14 candidatos, o equivalente a 150% do número de cadeiras, sendo que deste total cinco do gênero feminino. E justamente no quesito das cotas é que algumas agremiações estão enfrentando dificuldades. Não é por acaso o diminuto número de vereadoras nas casas legislativas.

I I I

Até o fechamento da coluna na tarde de quinta-feira (24) constava no site do Tribunal Superior Eleitoral a inscrição de 928 candidatos a prefeitos e vice-prefeitos, e 20.792 candidatos a vereadores, no RS. Nos seis municípios da 70ª Zona Eleitoral 10 candidatos a prefeito e vice-prefeito e 127 candidatos a vereadores. É crível que até as primeiras horas deste domingo a relação de todos os candidatos às eleições majoritárias e proporcionais esteja disponível no sistema. A coluna apurou os seguintes dados: Getúlio Vargas o registro da candidatura de Maurício Soligo (PP) a prefeito e Elgido Pasa a vice-prefeito; a vereança 14 candidatos do PP, seis do PTB, três do PRTB, dois do PSDB e dois do Cidadania.

I V

Em Estação os registros das candidaturas de Humildes Camargo (MDB) e Evandro A. da Silva (MDB), Geverson Zimmermann (PSDB) e Alciones D. Conte (PP), e Plínio Triques (PV) e Luciano Prudente (PV), a prefeitos e vice, respectivamente Na proporcional 11 candidatos do PP, seis do PSDB, cinco do PV e três do PTB. Erebango o registro de Valmor J. Tomelero (MDB) e Flávio E. Kusz (MDB) a prefeito e vice; e a vereadores 13 pelo MDB e seis pelo PP. Em Sertão apenas o registro de Marco A. Gobbo (PP) a prefeito e Antônio C. Bordinhon (PP) a vice. Em Floriano Orlei Giaretta (MDB) e Odacir Malacarne (PP), e Vilson A. Babicz (PT) e Márcio P. Castanha (PP), a prefeitos e vice.. Para o legislativo onze candidatos do PT, oito do MDB, sete do PP, e três do PTB.

Curtas:

# Na maioria das vezes os embates internos, próprios do jogo político, ficam no âmbito dos partidos e seus dirigentes.

# Mas nem sempre é possível varrer toda a poeira para debaixo do tapete, e parte dela acaba se espalhando.

# Nestes momentos é que a rádio corredor incremente o número de edições extraordinárias, e o que era para ficar em âmbito restrito se espalha como fogo na palha seca.

# E o melhor de tudo é que nenhum candidato, partido ou coligação está imune a situações como estas.

# O Príncipe, escrito no ano de 1513 por Nicolau Maquiavel (1469 – 1527) e publicado seis anos após sua morte, se mantém atualíssimo.

# “É preciso enfraquecer os poderosos, agradar aos súditos, manter os amigos e proteger-se dos companheiros”, é uma das máximas do pensador florentino.

# A obra integra o acervo da Biblioteca Pública Municipal Dr. Léo Stumpf, mas como continua fechada em função da Covic-19, pode ser lida na internet.

# As redações receberam na quinta-feira (24) matéria e foto sobre a aquisição de 799 fuzis Taurus modelo T 4 pelo governo do Estado do RS.

# Os velhos revólveres calibre 38, utilizados pelos Pedro & Paulo, como eram chamados os integrantes da Brigada Militar no século passado, são hoje peças de museu.

# O arsenal, adquirido por licitação deverá ser entregue pela fabricante até o início de novembro.

# O fuzil T4 já integra o arsenal da BM e vem sendo empregado também pelas forças de elite da corporação.

Dito & Feito:

O deputado Paparico Bacchi (PL) ao votar favorável ao projeto de lei que beneficia os transportadores escolares defendeu a extensão do benefício para todos os prestadores de serviços continuados aos entes públicos. Ele destacou projeto de sua autoria, que propõe a permissão de pagamentos para empresas que prestam serviços continuados para o Estado, municípios, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Poder Judiciário e órgãos da administração pública direta e indireta, e que estão impedidos de operar durante a vigência dos decretos de calamidade.  

Gostou? Compartilhe