OPINIÃO

Um passo a cada eleição

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A lei que fixa o percentual de candidatos de ambos os sexos sejam de no mínimo 30% e no máximo 70%, remonta ao ano de 1997. Passadas mais de duas décadas o número de vereadoras, deputadas estaduais, deputadas federais, e senadoras ainda está aquém do ideal. Não é diferente em relação nas três esferas do poder executivo. A cada dois anos, sejam nas eleições municipais sejam nas estaduais e federais, os dirigentes partidários enfrentam o desafio de registrar o número mínimo de candidatas. Não foi diferente neste ano, mas ao contrário do último pleito municipal, neste, os partidos deverão destinar 30% do Fundo Partidário para a campanha das mulheres.

II - Pesquisa realizada com mulheres dispostas a concorrer a cargos públicos nesta eleição, revela que 40,2% das candidatas acreditam que a principal barreira a ser enfrentada é o preconceito de gênero. Para 24,7%, o desafio de conciliar o ativismo político com as tarefas de casa e o cuidado com os filhos. A referida pesquisa foi realizada no RS em 126 municípios pelo MDB Mulher. Foram ouvidas 433 mulheres que estavam dispostas a concorrer a cargos públicos. Chama atenção o fato de que 82,9% das entrevistadas não ocupam cargo eletivo, e que 63% delas concorrem pela primeira vez. Dentre as principais bandeiras das candidatas estão à saúde com 20,3%, educação 20,1%, emprego e renda 13,9% e desenvolvimento humano e social 13,4%.

III - Nas eleições de 2016 apenas oito candidatas a vereadora se elegeram na 70ª Zona Eleitoral: Deliane Assunção Ponzi (MDB) - Getúlio Vargas; Edinara Marchetto (MDB) - Estação; Daniela de Moraes (PPS) e Maria Carmelita Schneider (MDB) - Erebango; Estela Denise Bombana Tonello (MDB) e Janete Fabris Pegoraro (MDB) - Ipiranga do Sul; Daiane Karpinski (PDT) e Liane Ládia Karpinski (PT) - Floriano Peixoto. Para a Câmara de Vereadores de Sertão nenhuma das candidatas se elegeram. Todas as casas legislativas da 70ª Zona Eleitoral possuem nove vereadores. A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas poderia, de acordo com a Constituição, ter onze vereadores, pois têm mais de 15 mil habitantes. Dos quinze candidatos a prefeito e a vice-prefeito apenas duas mulheres disputam a vice-prefeita, uma em Getúlio Vargas e outra em Sertão.

IV - Dos 56 candidatos a vereador em Getúlio Vargas 20 são mulheres: Cidadania, PRTB e PSDB uma candidata cada, PT e PTB duas; Republicanos três e MDB e PP com cinco cada. Em Estação dos 44 candidatos dezessete são mulheres: PTB uma candidata; PV duas, PSB e PSDB três, e MDB e PP quatro cada. Dos 39 candidatos em Erebango treze são mulheres: PCdoB e PP com duas cada, MDB quatro, e Cidadania cinco. Ipiranga do Sul têm 27 candidatos do quais dez são mulheres: PDT e PP duas candidatas cada, e MDB e PTB com três. No município de Sertão do total de 37 candidatos a vereança treze são mulheres: PDT duas candidatas, PSB três, e MDB e PDT com quatro cada. Floriano Peixoto inscreveu 29 candidatos a vereador, sendo onze mulheres: PTB uma candidata, MDB e PP três cada, e PT com quatro.


Curtas:

# O horário eleitoral gratuito de rádio e TV para o 1º turno das eleições, iniciam nesta sexta-feira e segue até o dia 12 de novembro.

# A propaganda em blocos para prefeitos será veiculada de segunda-feira a sábado.

# No rádio, os horários serão das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min, e na TV das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min.

# Ao longo da programação diária haverá também a inserção de 5h às 24h sendo 42 minutos diários para candidatos a prefeito e 28 minutos para candidatos a vereador, inclusive aos domingos.

# Dos 32 integrantes da Associação dos Municípios do Alto Uruguai, apenas Erechim possui canal de televisão e irá veicular apenas a propaganda local.

# Dos seis municípios da 70ª Zona Eleitoral três possuiu uma ou mais emissoras de rádio comercial e/ou comunitária.

# Em Getúlio Vargas a propaganda eleitoral gratuita será veiculada na FM 93,1 e na 98.1 FM, ambas do Grupo Sideral, e na Comunitária Abaúna FM 105.9.

# No município de Estação transmitido pela Estação FM 103.1, também do Grupo Sideral e em Sertão na Evolução FM 104.9, rádio comunitária.

# Dos partidos que disputam vaga para a Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas apenas o PRTB não terá acesso ao horário eleitoral gratuito de rádio.

# O critério que também deixa fora do espaço gratuito de Rádio e TV os partidos PMN, PTCV, DC, Rede, PCB, PCO, PMB, PSTU e UP é que nenhum deles atingiu a cláusula de desempenho nas eleições de 2018.


Dito & Feito:


A expansão dos javalis no Estado e o impacto na agricultura motivou a solicitação de uma audiência pública para tratar do assunto na Comissão deAgricultura Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa. O pedido foi entregue em conjunto pelos deputados Edson Brum (MDB), Elton Weber (PSB) e Zé Nunes (PT) ontem (08) durante reunião ordinária virtual do colegiado. 

Gostou? Compartilhe