OPINIÃO

Um passo a cada eleição

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A lei que fixa o percentual de candidatos de ambos os sexos sejam de no mínimo 30% e no máximo 70%, remonta ao ano de 1997. Passadas mais de duas décadas o número de vereadoras, deputadas estaduais, deputadas federais, e senadoras ainda está aquém do ideal. Não é diferente em relação nas três esferas do poder executivo. A cada dois anos, sejam nas eleições municipais sejam nas estaduais e federais, os dirigentes partidários enfrentam o desafio de registrar o número mínimo de candidatas. Não foi diferente neste ano, mas ao contrário do último pleito municipal, neste, os partidos deverão destinar 30% do Fundo Partidário para a campanha das mulheres.

II - Pesquisa realizada com mulheres dispostas a concorrer a cargos públicos nesta eleição, revela que 40,2% das candidatas acreditam que a principal barreira a ser enfrentada é o preconceito de gênero. Para 24,7%, o desafio de conciliar o ativismo político com as tarefas de casa e o cuidado com os filhos. A referida pesquisa foi realizada no RS em 126 municípios pelo MDB Mulher. Foram ouvidas 433 mulheres que estavam dispostas a concorrer a cargos públicos. Chama atenção o fato de que 82,9% das entrevistadas não ocupam cargo eletivo, e que 63% delas concorrem pela primeira vez. Dentre as principais bandeiras das candidatas estão à saúde com 20,3%, educação 20,1%, emprego e renda 13,9% e desenvolvimento humano e social 13,4%.

III - Nas eleições de 2016 apenas oito candidatas a vereadora se elegeram na 70ª Zona Eleitoral: Deliane Assunção Ponzi (MDB) - Getúlio Vargas; Edinara Marchetto (MDB) - Estação; Daniela de Moraes (PPS) e Maria Carmelita Schneider (MDB) - Erebango; Estela Denise Bombana Tonello (MDB) e Janete Fabris Pegoraro (MDB) - Ipiranga do Sul; Daiane Karpinski (PDT) e Liane Ládia Karpinski (PT) - Floriano Peixoto. Para a Câmara de Vereadores de Sertão nenhuma das candidatas se elegeram. Todas as casas legislativas da 70ª Zona Eleitoral possuem nove vereadores. A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas poderia, de acordo com a Constituição, ter onze vereadores, pois têm mais de 15 mil habitantes. Dos quinze candidatos a prefeito e a vice-prefeito apenas duas mulheres disputam a vice-prefeita, uma em Getúlio Vargas e outra em Sertão.

IV - Dos 56 candidatos a vereador em Getúlio Vargas 20 são mulheres: Cidadania, PRTB e PSDB uma candidata cada, PT e PTB duas; Republicanos três e MDB e PP com cinco cada. Em Estação dos 44 candidatos dezessete são mulheres: PTB uma candidata; PV duas, PSB e PSDB três, e MDB e PP quatro cada. Dos 39 candidatos em Erebango treze são mulheres: PCdoB e PP com duas cada, MDB quatro, e Cidadania cinco. Ipiranga do Sul têm 27 candidatos do quais dez são mulheres: PDT e PP duas candidatas cada, e MDB e PTB com três. No município de Sertão do total de 37 candidatos a vereança treze são mulheres: PDT duas candidatas, PSB três, e MDB e PDT com quatro cada. Floriano Peixoto inscreveu 29 candidatos a vereador, sendo onze mulheres: PTB uma candidata, MDB e PP três cada, e PT com quatro.


Curtas:

# O horário eleitoral gratuito de rádio e TV para o 1º turno das eleições, iniciam nesta sexta-feira e segue até o dia 12 de novembro.

# A propaganda em blocos para prefeitos será veiculada de segunda-feira a sábado.

# No rádio, os horários serão das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min, e na TV das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min.

# Ao longo da programação diária haverá também a inserção de 5h às 24h sendo 42 minutos diários para candidatos a prefeito e 28 minutos para candidatos a vereador, inclusive aos domingos.

# Dos 32 integrantes da Associação dos Municípios do Alto Uruguai, apenas Erechim possui canal de televisão e irá veicular apenas a propaganda local.

# Dos seis municípios da 70ª Zona Eleitoral três possuiu uma ou mais emissoras de rádio comercial e/ou comunitária.

# Em Getúlio Vargas a propaganda eleitoral gratuita será veiculada na FM 93,1 e na 98.1 FM, ambas do Grupo Sideral, e na Comunitária Abaúna FM 105.9.

# No município de Estação transmitido pela Estação FM 103.1, também do Grupo Sideral e em Sertão na Evolução FM 104.9, rádio comunitária.

# Dos partidos que disputam vaga para a Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas apenas o PRTB não terá acesso ao horário eleitoral gratuito de rádio.

# O critério que também deixa fora do espaço gratuito de Rádio e TV os partidos PMN, PTCV, DC, Rede, PCB, PCO, PMB, PSTU e UP é que nenhum deles atingiu a cláusula de desempenho nas eleições de 2018.


Dito & Feito:


A expansão dos javalis no Estado e o impacto na agricultura motivou a solicitação de uma audiência pública para tratar do assunto na Comissão deAgricultura Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa. O pedido foi entregue em conjunto pelos deputados Edson Brum (MDB), Elton Weber (PSB) e Zé Nunes (PT) ontem (08) durante reunião ordinária virtual do colegiado. 

Gostou? Compartilhe