OPINIÃO

Bendita transparência

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Até a tarde de ontem (15) a página Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), registrava o pedido de 19.169 candidaturas de prefeitos e de 19.370 vice-prefeitos e de 515,600 a vereadores. No RS a candidatura de 1.348 a prefeitos, 1.349 a vice-prefeitos e 30.698 a vereadores. Com meia dúzia de clique é possível conferir na internet o nome completo de cada candidato, sexo, estado civil, escolaridade, data de nascimento, cor-raça, partido e ocupação. De igual modo o detalhamento dos bens declarados, como imóveis, veículos, participação societária, aplicações financeiras, valores em contas bancárias ou espécie, moeda estrangeira, entre outros. É possível saber ainda qual o limite de gastos para a campanha dos candidatos. Nos seis municípios da 70ª Zona Eleitoral o limite de gasto de cada um dos quinze candidatos a prefeito é de R$ 123.077,42. Para os 232 candidatos a vereador o limite de gasto de cada um é R$ 12.307,75.


II - O percentual de candidatos que não declararam nenhum bem a Justiça Eleitoral em 2020 em relação a 2016 aumentou 10%. Até o último dia de setembro aproximadamente 213 mil candidaturas a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, dos 549 mil cadastrados informaram não possuir qualquer patrimônio. O número é expressivo e representa 38,8% do total, o equivalente a dois candidatos entre cinco. Por outro lado, mais de 10 mil candidatos às eleições majoritária e proporcional são milionários. A maioria dos candidatos a prefeito vice-prefeito e vereador possui mais de 45 anos. Dentre as principais ocupações informadas a Justiça Eleitoral estão as de agricultor e servidor municipal. Dos 5.570 municípios distribuídos nas 26 unidades da federação apenas em 108 foram registradas candidaturas únicas. Entre os 497 municípios do RS 33 têm apenas uma chapa candidata ao executivo. Na região da Amau tem seis: Barra do Rio Azul, Cruzaltense, Faxinalzinho, Gaurama, Três Arroios e Severiano de Almeida.


Curtas


# Como nas duas últimas eleições municipais a Accias vai convidar os candidatos a prefeito de Getúlio Vargas, para um debate que será transmitido pelas emissoras de rádio e plataformas dos jornais e da entidade empresarial que possui mais de 200 associados.

# A novidade deste ano será a realização de um debate com os candidatos a prefeito de Estação, também no Auditório José Vespasiano Predebon, da Accias.

# Os convites para uma reunião com os coordenadores das campanhas dos três candidatos a prefeito de Getúlio Vargas e dos três de Estação, devem ser entregues até esta sexta-feira.

# A expectativa é que eles aconteçam na semana que antecede o pleito, no dia 10 de novembro com os candidatos de Estação, e no dia seguinte com os de Getúlio Vargas.

# Faltando 30 dias para as eleições de 15 de novembro, a campanha eleitoral permanece adormecida, ao menos nos pequenos municípios da região.

# Maior visibilidade é observada nas cidades que possuem emissoras de TV, e que como ocorre nas estações de rádio, distribuem a propaganda eleitoral gratuita na grade da programação.

# As redes sociais, grande aposta para a campanha eleitoral 2020, não está aparentemente dando o resultado esperado.

# Há casos em que a postagem com imagem ou vídeo de divulgação da candidatura resulta em comentários indesejáveis, não raras vezes retirados. 

# E nem sempre os comentários de apoio dão o efeito desejado, pois na maioria das localidades as pessoas se conhecem e sabem que se trata de pessoas vinculadas ao candidato.

# Lideranças políticas da esfera estadual das mais diferentes matizes ideológicas, vem gravando vídeos, utilizados nas redes sociais, apoiando candidatos a prefeitos e vereadores.

# Além da proibição de comícios, em função das ações preventivas a Covid-19, os candidatos tem enfrentado resistência para serem recebidos nas casas e locais de trabalho.

# Na rádio corredor se ouve com frequência que muitas vezes as portas sequer são abertas, e quando ocorre é solicitado que o material de campanha seja deixado na caixa de correspondência.

Dito & Feito

Os deputados aprovaram por unanimidade, na sessão virtual de quarta-feira (14), o projeto de lei 439/2019 da deputada Franciane Bayer (PSB) que regulamenta o ingresso e permanência de cães de terapia e assistência em locais públicos e privados, a exemplo do que já acontece com os cães-guias que acompanham pessoas com deficiências visuais. A matéria segue agora para sanção do governador Eduardo Leite (PSDB). 


Gostou? Compartilhe