OPINIÃO

Contexto

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Quem se sai melhor?

Os três candidatos a prefeito de Getúlio Vargas compareceram ao debate realizado no auditório da ACCIS na noite de quarta-feira (11). A entidade, que em fevereiro completou 82 anos, reúne mais de 250 empresas dos setores comercial, industrial, agropecuário e serviço. Como ocorreu nas eleições municipais de 2012 e 2016, seus dirigentes promoveram neste ano mais um encontro com os candidatos à eleição majoritária de Getúlio Vargas. E pela primeira vez, na noite anterior, com os do município de Estação. Além da transmissão nos canais da You Tube e Facebook da anfitriã, o encontro foi exibido pelas plataformas da imprensa local e pelas ondas das rádios Sideral e Estação FM. Por sua relevância é crível que o número de visualizações, tanto ao vivo quanto no dia de ontem e nos próximos dois, deverá superar a dez mil.

I I

Algumas similitudes podem ser apontadas entre o debate ocorrido com os candidatos de Estação e Getúlio Vargas nas noites de terça e quarta-feira. Tanto o prefeito Humildes de Almeida Camargo (MDB), de Estação, quando Maurício Soligo (PP), de Getúlio Vargas, buscam a reeleição. Outros dois candidatos, Jeferson Zimmermann (PSDB) e Aldino Beledelli, de Estação e Getúlio Vargas, respectivamente, já foram prefeitos. E Plínio Davi Triques (PV) e Roberto Carlos Bortolotto (PT), na mesma sequencia, concorrem ao cargo pela primeira vez. Na condição de profissional da imprensa acompanhei os dois debates in loco. Em que pesem as divergências inerentes a as disputas eleitorais, o da primeira noite se deu sem sobressaltos, seguindo a sequencia dos quatro blocos e temáticas acordadas entre os promotores e candidatos previamente.

I I I

O mesmo não ocorreu na noite seguinte. A tranquilidade dos primeiros dois blocos, em que os candidatos falaram do porque querem ser prefeito, responderam as perguntas enviadas por associados da ACCIAS, e formularam perguntas entre si, com temas feitos por sorteio, foi quebrada no seguinte. No penúltimo bloco em que os candidatos poderiam fazer perguntas para seus oponentes com tema livre a situação só não saiu do controle devido à interferência da jornalista Anissara Zir, vice-presidente da ACCIAS e dos diretores envolvidos. Após um intervalo prolongado em que a comissão organizadora reforçou o que estava previsto no regulamento, os trabalhos foram retomados. Um dos candidatos da oposição teve direito a resposta. No quarto e último bloco os convidados responderam a mesma pergunta, sobre como será a relação do poder executivo com a entidade, e fizeram suas considerações finais. A resposta para o título da coluna será conhecida no inicio da noite de domingo, 15 de novembro.

Curtas:

# O Projeto de Lei 05/2020 do Legislativo, que altera o artigo 4º da Lei 5.477/2018, que fixou os subsídios dos Agentes Públicos do município foi o único da pauta da sessão da Câmara ocorrida na noite de quinta-feira (12).

# Documento assinado pelo presidente da casa legislativa, vereador Elói Nardi (PP), a seus pares, apresenta o referido projeto.

# Dentre as justificativas para a alteração, a determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). que veda a vinculação da revisão anual dos subsídios dos vereadores, prefeito e vice, aos índices aplicados aos vencimentos dos servidores municipais, por ser inconstitucional.

# O resultado da eleição majoritária de Erebango foi, em 2016, o primeiro s ser oficialmente divulgado na 70ª Zona Eleitoral.

# Em Erebango são oito seções eleitorais, Ipiranga do Sul sete, e Floriano Peixoto apenas seis.

# Getúlio Vargas, o mais populoso dos seis municípios possuiu 35 seções eleitorais, seguido pelos municípios de Sertão com 19 e Estação com 15.

# O Cartório Eleitoral divulgou e a imprensa reproduziu a relação das seções eleitorais extintas e seus novos locais de votação.

# A Justiça Eleitoral gaúcha está prestando atendimento aos eleitores por meio do serviço SOS Eleitor que pode acessar o serviço pelo número 148.

# Este canal de comunicação é destinado a esclarecer as dúvidas dos eleitores sobre questões relacionadas ao local de votação, título de eleitor, justificativa, e outros.

# O serviço está disponível nesta sexta-feira, das 12h às 19h, no sábado (14), das 10h às 19h, e no domingo (15), das 6h às 17h.

# Já as denúncias sobre ilícitos eleitorais devem ser dirigidas ao Ministério Público Eleitoral.

# A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na televisão dedicada ao primeiro turno das Eleições 2020 está proibida a desde quinta-feira (12).

Dito & Feito:

A Juíza Daniela Conceição Zorzi, e o Promotor eleitoral Ricardo Misco Campineiro vão estar no dia da eleição, ao lado da equipe de servidores do Cartório Eleitoral de Getúlio Vargas, a disposição. Os fones do plantão são os (54) 3341-1966, 9.9917-9561, e 9.9932-0174.

Gostou? Compartilhe