OPINIÃO

Todo trabalho é essencial

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Parte dos estabelecimentos considerados não essenciais, distribuídos pelos logradouros do centro e bairros da cidade de Getúlio Vargas fixaram cartazes com a frase reproduzida no título da coluna. A situação destes empreendedores, que já era preocupante antes da adoção da bandeira preta e da suspensão da cogestão entre o Estado e Municípios, se agravou quando precisaram cerrar as portas. Exercendo a liberdade de manifestação, os protestos de comerciantes se multiplicaram em diferentes cidades RS ao longo desta semana. Ontem, no inicio da tarde, um grande número de empreendedores atendeu ao chamamento feito pelas redes sociais e se concentrou no Calçadão da Praça Flores da Cunha. A eles se juntaram colegas que atuam nas áreas classificadas como essenciais, e após a carreata pelo centro foram recebidos pelo prefeito e equipe.

I I

Na terça-feira (9) Maurício Soligo (PP), Alceu Enricone e Leonildo Tasca, prefeito municipal, presidentes da Accias, e CDL, respectivamente, assinaram uma missiva ao governador Eduardo Leite (PSDB). No documento, o pedido de alteração na composição do Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Epidemia Covic-19, sugerindo a inclusão de representante da Famurs, FCDL e Federasul. De igual modo a preocupação com a inquietação dos setores mais afetados pela crise, apontando o comércio varejista não essencial e o setor de serviços. Dentre as sugestões, a liberação do pague e leve dos estabelecimentos ditos não essenciais. Para os salões de beleza a liberação do atendimento individualizado e agendado, e o mesmo com as academias. Uma cópia do oficio foi remetida ao prefeito Paulo Polis (MDB), de Erechim, presidente da Amau.

I I I

Entre a cruz e a espada os prefeitos têm, por um lado os empreendedores e suas demandas, e por outro o Poder Judiciário. Atendendo pedido do Ministério Público a Justiça fixou na quarta-feira (10) multa diária de R$ 50 mil ao Município de Planalto pelo não cumprimento do Decreto Estadual por parte de comerciantes locais. No mesmo dia o RS contabilizou 251 mortes em decorrência da Covid1-19. Desde o inicio da pandemia a cifra alcançava 14.087 mortes no RS, e 270.656 no país. Na manhã de ontem, quando o governador do Estado acenou com a possibilidade do retorno da cogestão no próximo dia 22, as 206.560 doses recebidas do Ministério da Saúde, estavam sendo entregues por via aérea e terrestre a treze Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). Na cidade de Erechim, sede da 11ª CRS, as vacinas chegaram pelo avião King-Air, da BM. A campanha de vacinação será retomada nos municípios da região no dia de hoje e deve prosseguir enquanto houver estoque disponível.

 

Curtas:

# A campanha “Juntos somos mais fortes – abrace nosso Hospital”, completa sua primeira semana nesta sexta-feira.

# Desencadeada pela direção da casa de saúde, a campanha conta com o apoio dos poderes executivo e legislativo do município de Sertão.

# Também conta com o suporte da comunidade sertanense, suas entidades empresariais e sindicais, e ainda dos usuários que residem em cidades do entorno.. 

# Fundado em novembro de 1941, quando Sertão integrava o município de Passo Fundo, O Hospital São José vai completar 80 anos.

# Presidido por Edgar Frank, a campanha está recebendo doações via depósito junto ao Sicredi, para equilibrar as contas afetadas em função da Covid-19.

# Na sessão do legislativo de Sertão na noite de segunda-feira (08) os vereadores aprovaram dois dos quatro projetos de lei enviados pelo executivo.

# Outros dois, que autoriza em caráter excepcional que o prefeito, vice, secretários e servidores de cargos específicos, dirijam veículos da municipalidade, e o que reserva um percentual de cargos para portadores de deficiência, serão analisados pela Comissão de Parecer. 

# Na mesma sessão presidida pelo vereador Paulo Orso (PP) entraram na pauta onze indicações de integrantes da casa legislativa.

# A indicação de nº 30/2021, do vereador Danilo Cadore (PP), que sugere ao executivo reparo no Pórtico de Sertão, com pintura e troca do slogan para “Terra das Altas Produtividades e Agropecuária”, também foi aprovada.

# O vereador Anderson Franklin da Silva assume vaga do MDB no Poder Legislativo de Getúlio Vargas.

# Jeferson Wiliam Karpinski (PP), presidente da Câmara de Getúlio Vargas, deu posse ao vereador Anderson Franklin da Silva (MDB) na segunda-feira (08).

# O jovem vereador, primeiro suplente da bancada do MDB, recebeu 269 votos, e vai atuar no legislativo durante a licença do colega Paulo Dall’Agnol (MDB), que também cumpre seu primeiro mandato.

# Na sessão realizada na noite de quinta-feira (11) na Câmara de Getúlio Vargas foi aprovada sugestão do vereador Nilso João Talgatti (PP).

# Conhecido como Cacique Talgatti, o vereador estreante pede que o executivo realize um estudo para que seja disponibilizado transporte aos moradores do Distrito do Rio Toldo.

# Além da comunidade do Distrito, o serviço de transporte de passageiros, interrompido a mais de dois anos, vai atender demandas de outras comunidades, dentre as quais as da Linha De Marchi, Km 20, 16, 13 e 5.

Dito & Feito:

A bancada do MDB teve aprovada na Câmara de Getúlio Vargas pedido para que seja manifestada nota de pesar aos familiares do Soldado Jhonatan Caverzan Grandene Maximovitz, da Força Tática da Brigada Militar, morto em serviço no último sábado (6), em Erechim. 

 

Gostou? Compartilhe