OPINIÃO

Expo Erechim 2021

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Com a campanha de vacinação em marcha e o arrefecimento da pandemia da covid-19, o calendário de eventos de grande porte, como a 44ª Expointer, lançada na quarta-feira (18) e programado para ser realizado entre os dias 04 e 12 de setembro, é retomado. Para o tradicional evento a ser realizado no Parque Assis Brasil, em Esteio, e em todos os demais, os expositores e o público terão que cumprir rigorosamente os protocolos sanitários. As instituições financeiras já anunciam linhas de crédito para as feiras que devem aquecer a economia. Na região a diretoria da Accie, através do seu presidente, Fábio Vendruscolo, anunciou a realização de uma nova feira. A Expo Erechim conta com a parceria da prefeitura e dentre os objetivos dos promotores, elevar a autoestima da população, com um evento diversificado, e também dos empresários no momento em que a economia é retomada. Diferentemente da Frinape, que se consolidou como uma vitrine do potencial econômico de toda a região Norte do RS, a Expo Erechim será para os empreendedores locais. Na próxima segunda-feira (23), terão início os trabalhos com a formação das comissões e a expo-feira será realizada entre novembro e dezembro, em dias a serem definidos.


Pequeno grande patriota

Os municípios de Estação e Getúlio Vargas fazem parte do roteiro de 2,5 mil quilômetros que está sendo percorrido pelo grupo da Liga da Defesa Nacional Eixo Norte. A 84ª Corrida do Fogo Simbólico, que iniciou na segunda-feira (16) encerra no dia de hoje. O grupo liderado pelo representante da LDN, coronel Ataíde Moraes Rodrigues esteve em Estação e Getúlio Vargas na tarde de quarta-feira (18), para o acendimento da Pira da Pátria. Em Getúlio Vargas, a delegação foi recebida em frente ao altar da pátria pelos integrantes dos poderes Executivo e Legislativo, e da Brigada Militar. Dentre o diminuto público a presença do menino Kauã Daniel, que acompanhou com atenção toda a solenidade. O estudante de 10 anos, que frequenta a Escola Municipal Cônego Stanislau Olejnik, foi convidado pelo coronel Ataíde para juntos entregarem a centelha do Fogo Simbólico ao prefeito Mauricio Soligo (PP). O tema nacional da Semana da Pátria é o Hino Nacional Brasileiro, e o regional a participação dos rio-grandenses na 2º Guerra Mundial. Dos nove integrantes da Câmara Municipal, a presença do presidente, vereador Jeferson Karpinski (PP), e da vereadora Inês Aparecida Borba (MDB). Do executivo o vice-prefeito, Elgido Pasa (PP) e os secretários Sandra Betiatto (Educação), Jairo Klein (Desenvolvimento), Graciele Possenti (Saúde), e Tatiane Giaretta (Administração). Da Brigada Militar o comandante da 3ª Cia. Capitão Ailton Trindade.


Curtas

# O moderno sistema de videomonitoramento instalado nas ruas centrais de Getúlio Vargas e a contenção de público no período da pandemia da covid-19 garantiram aos moradores aprazíveis noites de sono.

# Mas a tranquilidade vem sendo abalada nos últimos tempos, principalmente nos finais de semana, com os volumes dos aparelhos de som dos automóveis acima do razoável.

# A reclamação é geral, principalmente das famílias residentes nos trechos das Ruas Candido Cony, Jacob Gremmelmaier e Borges de Medeiros, com a Salgado Filho e Leonardo Lang.

# O vice-prefeito de Getúlio Vargas, Elgido Pasa (PP), e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jairo Klein, estiveram em Porto Alegre na segunda-feira (16).

# No Palácio Piratini a delegação de Getúlio Vargas, participou de audiência com o Chefe da Casa Civil e o diretor geral do Daer.

# O encontro promovido pelo deputado Paparico Bacchi (PL) também reuniu lideranças dos municípios de Charrua, São João da Urtiga e Sananduva.

# Na oportunidade o governo do Estado anunciou a abertura de processo licitatório para o projeto de engenharia do asfaltamento da ERS-475.

# Ações para evitar a retirada do marco temporal das demarcações de áreas indígenas foram traçadas durante reunião realizada na noite de quinta-feira (19), na Comunidade do Mato Preto, no interior de Getúlio Vargas.

# Dentre as deliberações do encontro promovido pela comissão de produtores da localidade, prefeitura, Sindicato Rural e Sutraf, um ato programado para a segunda-feira (23) no Trevo Sul da RS-135.

# A mobilização, em razão da votação do STF marcada para a semana e que irá tratar do artigo 231 da Constituição, responsável por fixar o Marco Temporal, terá inicio às 8h30min e se estenderá até às 17h.

# O julgamento no STF está marcado para quarta-feira (25), em sessão realizada em tempo real, mas à distância, quando cada uma das partes terá 15 minutos para se manifestar.

# Na sessão, que será transmitida ao vivo pela TV Justiça, os chamados amigos da corte (amici curiae) também terão uma hora para sustentação oral, tempo dividido entre as partes.

# Os vereadores Inês Aparecida Borba, Paulo Dall’Agnol e Thiago Borgmann, da bancada do MDB, tiveram pedido de informações aprovado na última sessão da Câmara de Getúlio Vargas.

# Os legisladores querem saber qual a situação da Defesa Civil no município, e as ações rápidas do executivo em caso de um cenário de chuvas fortes e temporais.

# De igual modo se existe uma comissão efetiva para atender a comunidade em caso de emergência, e que recursos estão disponíveis para a Defesa Civil.

# E por fim, qual o valor orçamentário para a Defesa Civil, quem são seus integrantes, e quais os critérios para a escolha dos seus integrantes.


Dito & Feito

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), recebeu, na manhã de quarta-feira (18), representantes do Cpers para tratar de demandas dos educadores. A presidente do sindicato, Helenir Aguiar Schürer, e outros integrantes da entidade entregaram ao parlamentar uma pasta com cerca de 300 moções de apoio à reposição salarial dos professores. 

Gostou? Compartilhe