OPINIÃO

Getúlio Vargas “A Terra da Cerveja”.

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A imprensa noticiou na última sexta-feira (02) que o 2º Festival de Cervejas Artesanais no Norte Gaúcho está programado para os dias 15, 16 e 17 de março. Além do número de cervejeiros locais e de cidades da região, foi informado que durante o evento programado para acontecer no Centro Esportivo Municipal Ataliba José Flores, será celebrado o título de Getúlio Vargas “A Terra da Cerveja”. No mesmo dia, postagens nas redes sociais contrárias à adoção do título provocaram reações diversas. As mesmas acabaram sendo apagadas, e com elas as comentários. Mas o assunto predominou ao longo desta semana, com posições favoráveis, e também contrárias.

I I

Proposto pela deputada Delegada Nadine (PSDB), o Projeto de Lei 274/2023 que declara o Município de Getúlio Vargas como a “Terra da Cerveja”, tramitou na Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa. Por unanimidade os deputados de nove diferentes partidos que integram a comissão aprovaram o projeto no dia 17 de outubro de 2023. Ainda antes de a Lei ser sancionada pelo executivo, o fato foi amplamente noticiado. No final de agosto o governo do Estado publicou um decreto, articulado pelo deputado Marcus Vinicius de Almeida (PP), que beneficia microcervejarias gaúchas. Os benefícios às 285 microcervejarias, distribuídas em 126 municípios, entraram em vigor no dia 1º de janeiro. O RS é o segundo estado com o maior número de estabelecimentos que produzem cervejas artesanais.

I I I

A coluna solicitou e a assessoria do gabinete da parlamentar enviou o parecer da Comissão de Assuntos Municipais. Nele constam as razões apresentadas pela autora do projeto, conforme segue: “É sabido e consabido que a arte de fazer cerveja é uma tradição no município de Getúlio Vargas, o qual por muitos anos foi a sede da famosa cervejaria Serramalte”. O documento reitera que é considerável o número de cervejarias industriais e artesanais no RS, e sua importância econômica. E segue: “Dessa forma a relação da população do município de Getúlio Vargas com a cerveja decorre justamente da importância econômica e cultural que a cervejaria Serramalte deixou como legado, caracterizando um vínculo de reconhecimento daquela localidade como sendo a Terra da Cerveja”. Como não poderia deixar de ser, foi apontado o I Encontro de Cervejeiros do Norte Gaúcho realizado no ano passado.

I V

Como a planta industrial da cervejaria instalada no número 673 da Rua Alexandre Bramatti foi desativada e literalmente desmontada há mais de duas décadas, é crível que os mais jovens desconhecem sua importância econômica e social. Até 2002 Getúlio Vargas figurava entre os oito dos mais de 150 municípios sob a jurisdição da Delegacia da Receita Federal em arrecadação de tributos. É recorrente o fato de pessoas serem surpreendidas com a exclamação “a terra da Serramalte”, ao responderem a cidade de origem. Não vou correr o risco de chover no molhado, mas lembrar de que há meio século, quando das comemorações dos 40 anos do município de Getúlio Vargas, se adotou o slogan Capital do Chopp.

Curtas:

# A estrada que liga Tapejara a Charrua, está com mais da metade das obras de asfaltamento concluídas.

# Até o início desta semana cerca de nove quilômetros da ERS-430 já estavam pavimentados e 1.2 Km com a terraplenagem concluída e aguardando a base para a aplicação do asfalto.

# A previsão é que a obra seja concluída ainda este ano, mas de acordo com a Secretaria Estadual dos Transportes, não há um prazo específico para que aconteça.

# A vereadora Marieli Vobito presidiu a sessão ordinária da Câmara de Floriano Peixoto no dia 1º de fevereiro.

# Na pauta três projetos de lei do executivo, dentre os quais o convênio com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim.

 Dito & Feito:

O vice-prefeito Fabiano Klein (PP) está no comando do município de Ipiranga do Sul ao longo da semana. O prefeito Marco Antônio Santa (União) está em Brasília com uma comitiva em busca de recursos. Além do atendimento no gabinete, aonde recebe as demandas da comunidade, Klein acompanha os trabalhos realizados pelas secretarias.


Gostou? Compartilhe