3º Batalhão Ambiental celebra 14 anos de atividade

Policiais foram homenageados durante a cerimônia que aconteceu na sede do BABM, na tarde dessa sexta-feira

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar celebrou na tarde dessa sexta-feira 14 anos de atividade em prol do meio ambiente. A solenidade de aniversário, realizada na sede do 3º BABM, junto ao quartel do 3° Regimento de Polícia Montada (3º RPMON), contou com a presença de autoridades militares vindas de todo o Estado. Ainda durante a cerimônia, foram homenageados militares que se destacaram no exercício de suas funções.

Criado em 2005, o 3º BABM é dividido em três companhias, entre elas a que está localizada em Passo Fundo. Juntas, as companhias atendem 239 municípios gaúchos das regiões Norte, Serra e Noroeste, exercendo o policiamento ostensivo na área ambiental, fiscalizando atividades que possam causar a degradação do meio ambiente e promovendo a educação ambiental. Na região de Passo Fundo, por exemplo, conforme o comandante do órgão, major Laudemir da Rosa Gomes, grande parte das ações centram-se na fiscalização e combate da pesca predatória em barragens.

Ainda segundo o comandante, ao longo dos anos o trabalho do Batalhão tem se tornado cada vez mais importante, devido ao aumento no número de casos de crimes ambientais. “Nós temos, hoje, um batalhão que atende grande parte do Estado. O nosso efetivo, como o de toda Brigada Militar, não está completo – temos cerca de 119 policiais para atender mais de 230 municípios –, mas isso não enfraquece o nosso trabalho. É importante estarmos aqui celebrando, valorizando a nossa trajetória e agradecendo ao apoio muito próximo que recebemos de vários organismos, sejam eles públicos ou particulares, que muitas vezes nos destinam verbas para aquisição de materiais e preparação de efetivo”, comentou.

 

Gostou? Compartilhe