Delegada recém empossada vai assumir na DPPA em Passo Fundo

A delegada deverá assumir como plantonista na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento

Por
· 1 min de leitura
30 novos Delegados e Delegadas foram empossados (Foto: Divulgação/SSP)30 novos Delegados e Delegadas foram empossados (Foto: Divulgação/SSP)
30 novos Delegados e Delegadas foram empossados (Foto: Divulgação/SSP)
Você prefere ouvir essa matéria?

Tomaram posse na manhã desta terça-feira (14), os 30 novos Delegados e Delegadas da Polícia Civil gaúcha, formados pela Academia de Polícia (Acadepol) na última sexta-feira (10), em Porto Alegre.

O ato de posse, que inclui a escolha da lotação, ocorreu no auditório do Palácio da Polícia, durante cerimônia que respeitou a todas as normas de prevenção à Covid-19. As novas autoridades policiais iniciam seus trabalhos já nos próximos dias.

Segunda turma formada com aprovados no concurso realizado em 2018, a convocação dos alunos ocorreu em fevereiro deste ano e o curso de formação teve início no mês de março. Foram 855 horas/aulas, entre disciplinas teóricas e práticas, a fim de desenvolver e aprimorar as competências necessárias ao cargo, especialmente nas áreas de investigação criminal, elaboração de inquérito policial, utilização de novas tecnologias, estágio profissional, preparação na área de gestão e treinamento físico, defesa pessoal, técnicas de operações policiais e tiro.

Na turma de 31 novos Delegados de Polícia, 22 são homens e 9 são mulheres, com idades entre 26 e 43 anos. Do total, 16 são do Rio Grande do Sul, 4 de Alagoas, 2 de Minas Gerais, 2 do Paraná, 2 de Santa Catarina, 1 do Acre, 1 do Mato Grosso do sul, 1 do Pará, 1 do Rio de Janeiro e 1 São Paulo.

A escolha das lotações ocorreu por ordem de classificação do concurso público, incluindo o curso de formação, iniciado em março desse ano e finalizado ainda em setembro. Das vagas, 5 são para Capital e cidades da Região Metropolitana, e as demais para o interior do Estado.

Os novos servidores representam a 48ª turma de Delegados de Polícia, formada pela Acadepol, que é a última das seis etapas do certame – a primeira, a prova objetiva, foi aplicada em maio de 2018. O certame contou com mais de 16 mil candidatos inscritos para ocuparem um total de 100 vagas.

Os delegados serão distribuídos nos municípios de Gravataí (2), Canoas, Viamão, Porto Alegre, Alegrete (2), Bento Gonçalves, Caçapava, Constantina, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Horizontina, Itaqui, Mostardas, Passo Fundo, Pinheiro Machado, Quaraí, Salto do Jacuí, Santa Vitória do Palmar, Santo Augusto, São Borja, São José do Ouro, Tapes, Tramandaí (2) e Uruguaiana (4). 

Segundo o responsável pela 6ª Delegacia de Polícia Regional com sede em Passo Fundo, Adroaldo Schenkel, virá para Passo Fundo uma delegada. Porém, não representa um acréscimo no número de delegados. Isso acontece porque um profissional que trabalha na cidade será transferido para Cruz Alta. A delegada recém empossada deverá assumir como plantonista na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. 

Gostou? Compartilhe