BM constata mortandade de peixes em Vila Maria após vazamento de produtos químicos

Por
· 1 min de leitura
Divulgação/BABM Divulgação/BABM
Divulgação/BABM
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O 3º Batalhão Ambiental (BABM), identificou um grande número de peixes mortos em um córrego do interior de Vila Maria. A ocorrência foi registrada após denúncia de moradores da comunidade Santo Inácio, que relataram a morte de centenas de peixes e outros em processo de agonização.

A equipe da Brigada Militar percorreu nesta segunda-feira (27), as margens do córrego que deságua no Rio Jordão e constatou a gravidade da situação. Durante a diligência, os policiais foram informados de um acidente ocorrido no dia 25 de janeiro em uma propriedade local, quando um trator pulverizador tombou às margens do córrego. O incidente provocou o vazamento de produtos químicos, como inseticidas e fungicidas utilizados na lavoura, que contaminaram o corpo d’água.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) foi acionada para realizar a coleta de amostras e realizar a análise da água afetada. Além disso, o proprietário da área foi autuado e agora enfrentará acusações de poluição das águas e invasão de área de preservação permanente (APP).

A Brigada Militar destacou a importância da preservação da mata ciliar, uma vegetação fundamental para a proteção dos recursos hídricos e do solo. A mata ciliar age como uma barreira natural, retendo sedimentos, nutrientes e poluentes, além de estabilizar as margens dos rios e prevenir o assoreamento. As raízes das plantas dessa vegetação fixam o solo, mantendo a qualidade da água e a biodiversidade local.

O 3º BABM segue monitorando a situação no Rio Jordão, alertando para os impactos ambientais causados pelo derramamento de produtos químicos e reforçando a importância das práticas sustentáveis na agricultura para evitar danos ao meio ambiente.

Gostou? Compartilhe