O 3º Batalhão de Polícia de Choque (3º BPChq), em ação integrada com o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Planalto (CRPO Planalto), realizou na madrugada deste sábado (7) a maior apreensão de drogas da história da corporação. A operação ocorreu no interior do município de Nonoai, no norte do Rio Grande do Sul, e resultou na apreensão de aproximadamente 7,06 toneladas de maconha.
A ação foi resultado de um trabalho de investigação iniciado em janeiro deste ano pelas Agências de Inteligência do 3º BPChq e do CRPO Planalto. Durante os levantamentos, foi identificada a atuação de uma organização criminosa ligada ao tráfico internacional de entorpecentes oriundos do Paraguai, com ramificações no território gaúcho.
No dia 6 de junho, uma denúncia levou os policiais até uma propriedade rural em Nonoai. No local, os agentes flagraram o momento em que um caminhão descarregava uma grande carga de maconha, que estava escondida entre sacos de sementes. A abordagem imediata resultou na prisão de quatro adultos e na apreensão de três menores de idade. Um dos presos possuía mandado de prisão em aberto.
Além da droga, os policiais também apreenderam veículos utilizados no transporte do entorpecente. Todo o material apreendido, bem como os envolvidos na ocorrência, foram encaminhados à Polícia Federal, responsável pelos trâmites legais e investigação complementar do caso.