Edegar Pretto empossa novos superintendentes e diretores da Assembleia Legislativa 

Presidente reforçou o compromisso e responsabilidade em dar continuidade ao trabalho de gestão compartilhada

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto (PT), empossou, na manhã de ontem, no Salão Júlio de Castilhos, os 21 integrantes da administração em 2017/2018 e, também, os seis membros do Gabinete de Assessoramento Estratégico (GAE). O ato solene foi acompanhado pelos membros da nova Mesa Diretora e diversos deputados.
 
Depois da posse, o presidente Edegar Pretto reiterou seu compromisso e responsabilidade em dar continuidade ao trabalho da gestão compartilhada que, na 54ª Legislatura, se iniciou, em 2015, com a presidência de Edson Brum (PMDB) e, em 2016, com Silvana Covatti (PP), a primeira mulher a assumir o cargo. Ele destacou que é num momento especial da política brasileira que assume a presidência, tendo recebido a delegação das urnas para o papel de deputado de oposição e a confiança da bancada do PT para exercer o mais alto cargo de um Parlamento que é referência nacional. Elogiou a conduta da ex-presidente Silvana Covatti durante a transição, dizendo que sucedê-la não será tarefa fácil, "pela sua origem na militância social e na luta pelo empoderamento das mulheres". Destacou que a indicação de Mari Perusso para a Superintendência-Geral, primeira mulher a ocupar a função, tem o simbolismo da valorização das mulheres em cargos de comando pela competência e representação na política.
 
Segundo o presidente Edegar Pretto, diante da crise econômica, social, ética e ambiental da atualidade, vai escolher pautas que “sejam do interesse de toda a sociedade para a realização de debates baseados nos bons ensinamentos que o Parlamento tem dado ao longo destes anos”. Com a equipe de trabalho empossada, reiterou seu compromisso de oferecer todas as condições para que os deputados e deputadas cumpram da melhor forma possível seus mandatos, e às entidades sindicais e sociais representadas na solenidade disse que, da mesma forma, será dado o acolhimento a todosna casa do povo.
 
Primeira mulher a ocupar a Superintendência-Geral, Mari Perusso agradeceu o trabalho coletivo da equipe de transição e demais espaços de representação da Casa. Disse que o seu desafio é administrar em conformidade com a Mesa Diretora e a gestão compartilhada instituída desde 2007, “entendimento que respeita a vontade popular, fortalece a proporcionalidade partidária, engrandece o Parlamento gaúcho e deve servir de exemplo para todos os parlamentos”. Explicou que a transversalidade das ações significa, na prática, “a colaboração irrestrita de diversos órgãos e instâncias desta Casa legislativa”, através da transparência das informações e dados de forma organizada e centralizada. Defendeu a adoção de debates com mais propriedade e legitimidade neste momento em que os partidos políticos são atacados, a política, os direitos sociais e a própria Constituição, num clima de radicalização e intolerância e questionamento das instituições e do Parlamento, dificultando o exercício do diálogo, repetindo trecho de ontem (31) de Edegar Pretto em seu discurso de posse, de que a Assembleia não vai ficar indiferente a este cenário.

Gostou? Compartilhe