Marau realiza Semana do Bebê

Importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento do ser humano será foco do trabalho

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O município de Marau realiza entre os dias 16 e 19 de novembro a Semana do Bebê. Serão realizadas diversas atividades em escolas municipais de educação infantil e em unidades Estratégia de Saúde da Família (ESF), sob coordenação do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), na sua região de atuação. O objetivo é informar e conscientizar a comunidade sobre a importância dos primeiros anos de vida para o pleno desenvolvimento do ser humano. Na tarde do dia 19, mais de mil crianças participam do evento de encerramento das atividades na Praça Dr. Elpídio Fialho.

Segundo o assistente social Felipe Spuldaro, coordenador do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), estudos científicos apontam a primeira etapa da vida, de zero a três anos, como fundamental para o desenvolvimento integral das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano. “Nos três primeiros anos de vida o ser humano experimenta uma intensa fase de desenvolvimento. É fundamental que os pais criem situações propícias para que este desenvolvimento aconteça de forma adequada, e promovam a sua estimulação com atividades especificas para esta idade”, afirma Felipe.
O Programa Primeira Infância Melhor (PIM), realiza um trabalho de orientação para famílias com crianças de zero a três anos de idade com foco no desenvolvimento pleno das capacidades e potencialidades de suas crianças. Através de visitas, com acompanhamento do monitor e do Grupo Técnico Municipal, o atendimento é prestado através de diversas atividades pedagógicas. O atendimento às crianças é realizado juntamente com os pais ou em grupos na própria comunidade.
Programa

O PIM é coordenado pelo Grupo Técnico Municipal (GTM), composto por representantes das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, constituindo uma política pioneira pelo seu caráter intersetorial. Ainda, é apoiado pelo Gabinete da Primeira Dama do Estado, CEDIPE (Comitê Estadual para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância) e Centro de Referência Latinoamericano para La Educación Pré-Escolar de Cuba. Foi implantado no município em 2003 e atende, atualmente, 55 famílias e 07 gestantes, nos bairros Santa Helena, Vila Verde, Casulo, Vila Fátima, Bairro Primavera, Santa Rita, São Cristóvão e Loteamento Fachini. A partir do dia 20 a sede do PIM passa a funcionar junto à Secretaria Municipal de Saúde.

Gostou? Compartilhe