Chuva forte causa alagamentos na região

Em Passo Fundo choveu mais de 47 mm em menos de 24 horas, segundo o Observatório Meteorológico da Embrapa Trigo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A chuva forte e intensa registrada no Norte do Estado trouxe transtornos e prejuízos para alguns municípios como Ronda Alta, Rondinha, Panambi e Sarandi.  No começo da tarde de domingo, a chuvarada causou alagamentos em Ronda Alta e Rondinha. Segundo o vice-prefeito de Ronda Alta Odemar Paulo Raimondi pelo menos 30 casas foram danificadas, cinco famílias desabrigadas e mais de 30 pontes  em arroios e riachos do interior sofreram avarias. O município instalou um ponto de apoio no bairro Ipiranga para auxiliar as famílias atingidas. No local também estão sendo recebidas doações da comunidade regional: alimentos e agasalhos. Todos os secretários e servidores foram convocados para colaborar neste momento de emergência. Nesta segunda-feira, o prefeito Miguel Gasparetto, PT, vai se reunir com os secretários para analisar a decreto de situação de emergência. A chuva forte iniciou por volta de 12h e até às 14h, segundo informou Raimondi, choveu mais de 140mm, o suficiente para provocar os transtornos.

A forte e intensa chuva também causou estragos em Rondinha e Panambi, onde a alta do nível do rio Fiúza alagou dez estabelecimentos comerciais e outras dez casas. Em pouco menos de duas horas, entre 7h30 e 9h, choveu cerca de 100mm na cidade. Conforme a Brigada Militar, a precipitação elevou o volume dos córregos e fez com que o nível do rio subisse rapidamente.  Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e prefeitura auxiliar as famílias atingidas, embora ninguém tenha sido desalojado.

Média

Segundo o Observatório Meteorológico da Embrapa Trigo de Passo Fundo, a precipitação no município alcançou os 47mm entre às 18h de sábado até às 16h de domingo. O observador Ivegndonei Sampaio disse que a chuva acumula 73mm no ano, o que corresponde a 49% da média para o mês que é de 149,7mm. A frente fria denominada de sistema de baixa pressão atmosférica deve permanecer no Estado e na região até a quarta-feira pela manhã. Novos temporais devem ser registrados entre hoje e amanhã. Na quarta-feira à tarde o tempo começa a abrir e o sol a aparecer, devendo ficar estável até o final de semana. 

Gostou? Compartilhe