Sustentabilidade estará mais presente na Expodireto

Evento tem lançamento marcado para Passo Fundo no dia 28 de janeiro

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A área do meio ambiente da Cotrijal prepara um espaço para apresentar as energias renováveis eólica e fotovoltaica, na edição da Expodireto deste ano. O projeto está sendo elaborado desde o último ano e conta com o apoio do pesquisador e engenheiro agrônomo Udo Schmiedt. Com o objetivo principal de formar uma consciência de que há energias renováveis ao alcance de todos, do ponto de vista técnico e econômico, serão desenvolvidas ações para que os associados da Cotrijal e o público visitante possa ver e entender o funcionamento dessas energias. 

Para Deisi Sebastiani Nicolao, bióloga da cooperativa, a Expodireto Cotrijal trará a visibilidade que o assunto merece. Serão instalados no parque da Expodireto Cotrijal aerogeradores (energia eólica) e na Casa do Meio Ambiente um sistema fotovoltaico (energia solar). As explicações sobre os temas serão concentradas nos espaços internos da casa. "No piso superior trabalharemos a energia fotovoltaica e no piso inferior será apresentado um aerogerador desmontado para demonstrar o seu funcionamento e também outros aspectos da geração dessa energia", explica a bióloga.

Udo Schmiedt argumenta que o projeto irá apresentar alternativas modernas e que estão ganhando espaço no mercado. Ele lembra que embora o sistema de hidroelétricas seja renovável, apresenta inconvenientes, como a inundação de terras agricultáveis, o deslocamento de populações indígenas, a alteração do meio ambiente com relação a flora e fauna.

Lançamento
A solenidade de lançamento será neste dia 28 de janeiro, às 12h, no Clube Comercial de Passo Fundo. A 14ª edição da Expodireto Cotrijal vai acontecer de 4 a 8 de março de 2013 e a expectativa é de que repita o sucesso das anteriores.

Gostou? Compartilhe