Cardápio: sabores sofisticados

Darne de mignon com foie gras sobre ninho de cabotia ao molho de shiimeji

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Neste final de semana, o hotel Sheraton de Porto Alegre promove um jantar com harmonização de vinhos. Para quem não puder comparecer, está aí a oportunidade de degustar um dos sabores sofisticados do cardápio que será preparado. O Caderno Mix traz, com exclusividade, uma das receitas que serão servidas por lá, elaborada pelo chef Mauro Sousa. A dica é saborear esse prato com um vinho Malbec.  A receita serve duas pessoas.

INGREDIENTES

360g de file mignon
150g de foie gras
400g de moranga cabotia
50g de cream cheese
50g de manteiga
200g de cogumelos shiimeji fresco
300ml me molho demi-glacê
½ cebola
1 dente de alho
50ml de azeite de oliva
50ml de óleo de canola
50g de creme de leite fresco
salsinha
1 tomate sem pele e sem semente

MODO DE FAZER

Corte o filé em 4 medalhões, tempere com sal e pimenta. Sele bem os dois lados do medalhão em uma frigideira bem quente com um fio de óleo de canola. Reserve e dê o ponto no forno a mais ou menos 190°.

Descasque a moranga e corte em cubos. Cozinhe em panela com água até o ponto de purê, escorra e esmague junto com o cream cheese e a manteiga. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Para o molho, refogar a cebola e o alho em uma panela com óleo de canola, depois coloque os cogumelos e deixe refogar. Acrescente o molho Demi Glace, espere  levantar fervura, desligue e coloque o creme de leite fresco, o tomate cortado em cubos, a salsa e misture bem.

MONTAGEM

Para a montagem do prato, faça um ninho com o purê de cabotiá e puxe para o lado com o auxilio de uma colher, apoie os medalhões de filé sobre o purê e por cima coloque, o foie gras já marcado dos dois lados no azeite de oliva. Escorra o molho sobre o prato e sirva.

Gostou? Compartilhe