Endoscopia para o tratamento de cânceres do estômago

Medicina & Saúde - O procedimento é utilizado no tratamento e na prevenção de todos os tipos de câncer do aparelho digestivo, e não só do estômago.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Atualmente, a endoscopia não tem mais caráter apenas diagnóstico. Com o desenvolvimento dos endoscópicos, é possível realizar o diagnóstico de lesões, como de cânceres, e também seu tratamento de lesões em estágio inicial. O procedimento é utilizado no tratamento e na prevenção de todos os tipos de câncer do aparelho digestivo, e não só do estômago.

“Os tumores de cólon e reto são detectados através da colonoscopia. Podemos dizer que praticamente todos os tipos de tumores de cólon e reto podem sem diagnosticados através desse exame. Também, o tratamento destas lesões em estágio precoce levam em geral a cura dos pacientes, além das de cólon, podem ser detectadas lesões no esôfago, estômago e duodeno”, conta Sérgio Bizinelli, presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia.

A endoscopia é um método menos agressivo que evita a submissão, muitas vezes, dos pacientes às cirurgias convencionais com cortes nos abdômen. “Por meio do endoscópio, realizado pela introdução de um tubo flexível via oral, é possível visualizar todo o interior do tubo digestivo com detalhes e realizar a remoção de lesões, com cura na maioria dos casos. Os resultados são excelentes”, completa Flávio Ejima, membro da direção da Sociedade.

Gostou? Compartilhe