Massagem modeladora para suavizar celulites

Medicina & Saúde - No caso das mulheres, geralmente, a massagem é feita em regiões onde há acúmulo de gordura, como coxas, culote, glúteos, abdômen e braços.

Por
· 1 min de leitura
Por ser um tratamento contínuo, o progresso pode ser perdido em duas ou quatro semanas caso não haja manutençãoPor ser um tratamento contínuo, o progresso pode ser perdido em duas ou quatro semanas caso não haja manutenção
Por ser um tratamento contínuo, o progresso pode ser perdido em duas ou quatro semanas caso não haja manutenção
Você prefere ouvir essa matéria?

A massagem modeladora pode ser um método complementar para auxiliar na redução das celulites. O procedimento consiste em fazer movimentos firmes, rápidos e repetitivos sobre a pele, e podem ser feitos em regiões localizadas ou no corpo todo. No caso das mulheres, geralmente, a massagem é feita em regiões onde há acúmulo de gordura, como coxas, culote, glúteos, abdômen e braços. Mas ela também pode ser aplicada no corpo todo. As sessões duram de 40 minutos a uma hora e o ideal é que haja um intervalo de no mínimo dois dias entre uma sessão e outra.

 

Potencializando o tratamento

Os resultados da massagem modeladora costumam a aparecer na maioria das pessoas depois de um mês, mas fazer exercícios aeróbicos nas duas horas após a massagem e evitar carboidratos durante o mesmo período podem potencializar os efeitos. "Indico que as pessoas em tratamento façam uma dieta desintoxicante, incluindo muitas frutas frescas, verduras e legumes, além de deixar de fumar e tomar álcool", é o que recomenda a dermatologista Valéria Campos, especialista em laser pela Universidade de Harvard e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que atua em São Paulo.

Segundo ela, também existem cremes redutores, no entanto, a eficácia deles ainda não foi comprovada. "Os cremes redutores existem em abundância, mas carecem de estudos científicos sérios que comprovem o seu efeito", alerta Valéria.

 

Resultados temporários

Por ser um tratamento contínuo, o progresso pode ser perdido em duas ou quatro semanas caso não haja manutenção. "A massagem modeladora deve ser feita duas vezes por semana por dois meses e após esse período, é necessário realizar o procedimento semanalmente ou, pelo menos, quinzenalmente", recomenda a dermatologista.

 

Contraindicações

Infelizmente existem pessoas que não podem fazer este tratamento. "Para quem tem casos de celulites graves, a massagem modeladora não deve ser feita, já que a situação em que o organismo se encontra vai demandar um procedimento cirúrgico e mudanças de hábitos alimentares, por exemplo", alerta.

Gestantes, pessoas com varizes avançadas, osteoporose grave, em processo pós-cirúrgico ou com muita fragilidade nos vasos sanguíneos podem ficar com hematomas leves, devido à intensidade da massagem. A médica chama a atenção para os hematomas que possam aparecer. “Caso o paciente não apresente nenhuma contraindicação, é preciso tomar cuidado e observar se a higiene e o local tem aprovação da vigilância sanitária.” A especialista chama a atenção para o fato de que apenas fisioterapeutas, esteticistas e massoterapeutas podem executar a massagem modeladora. “Verificar a formação e capacitação do profissional pode fazer toda a diferença”, conclui.

Gostou? Compartilhe