Para muitas mulheres menstruar é incômodo e, às vezes, penoso. As alterações de humor, as dores na mama e no corpo, o inchaço, o desânimo e o fluxo intenso podem fazer parte de um drama enfrentado por milhões de mulheres, mês após mês.
Isso tudo porque, nesse período, ocorre a descamação do útero. Quando não há fecundação, a superfície do endométrio se rompe, graças a estímulos hormonais, e é eliminada. Em média, as mulheres perdem cerca de 30 a 50 ml de sangue a cada ciclo menstrual. Antes e durante esse processo, há aumento de progesterona, hormônio que prepara a mulher para a gravidez; de prolactina, que pode causar o inchaço das mamas, e de prostaglandina, enzima que pode ocasionar as temidas dores de cabeça e as cólicas.
Mas, calma, algumas medidas podem ajudar. Uma delas é a alimentação. Priorizar fibras, folhas verdes, frutas, grãos e alimentos ricos em ferro, como feijão - além de deixar de lado o açúcar, por mais tentador que seja nessa fase, e a gordura - podem ajudar a aliviar os sintomas. Ingerir bastante líquido também é fundamental para eliminar o inchaço do período. Outra saída é apostar em exercícios físicos e de relaxamento, para ajudar o corpo a equilibrar a ansiedade e o estresse comuns nesses dias. Com a liberação de endorfina, o mau humor, típico da TPM, pode ir embora mais rápido.
A visita periódica ao ginecologista também é importante para conhecer melhor o próprio corpo e detectar problemas que podem agravar os sintomas da menstruação. Tomados esses cuidados, você poderá passar pelo período da menstruação sem sentir os inconvenientes típicos dessa fase.