Alimentos que fazem bem à pele

Dermatologista e nutricionista dão dicas naturais e saudáveis para deixar a pele saudável e bonita

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O velho ditado “você é o que você come” nunca fez tanto sentido. No mundo moderno, a preocupação com a beleza do corpo e da pele é muito grande e, cada vez mais, os brasileiros têm apostado nas dicas dos profissionais de saúde. É claro que nada substitui o trabalho do médico, a consulta individualizada e o diagnóstico, mas algumas medidas podem ser adotadas no dia-a-dia, sem precisar sair de casa.S

Segundo a dermatologista Maria Kotzias, quem quer manter a pele sempre bonita e saudável precisa ingerir pelo menos dois litros de água por dia. “A hidratação e a alimentação saudável são fundamentais para manter a pele bonita. Alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes devem ganhar atenção especial. São medidas simples que contribuem muito para os tratamentos dermatológicos e manutenção da saúde da pele”, diz.

A nutricionista Jesiane Silva, afirma que oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas, linhaça e peixe facilitam a hidratação da pele por serem ricos em zinco e ômega 3. “O ideal é consumir diariamente 20g desse grupo de alimentos. O ômega 3 é muito indicado para pessoas que se expõem de forma exagerada ao sol, pois alivia a ardência, queimação e edemas”, afirma.

Outro alimento essencial para cuidar da pele e dos cabelos é o brócolis, rico em cálcio, zinco e magnésio. Os alimentos alaranjados, como abóbora, cenoura e manga, são ricos em betacaroteno, um foto protetor natural. “Estes alimentos ajudam a fixar o bronzeado, mas vale lembrar que eles não podem ser substituídos pelo filtro solar. Além disso, cada pele é diferente, portanto é fundamental consultar um dermatologista para saber qual o melhor protetor a usar”, garante a dermatologista.

Laranja, acerola, limão e kiwi são ricas fontes de vitamina C e antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. “Como a vitamina C não é sintetizada pelo nosso corpo, o consumo dela deve ser diário”, diz Jesiane Silva. Já o tomate ajuda no combate às temidas rugas. Ele é rico em licopeno e tem função antioxidante essencial para retardar os efeitos do envelhecimento e o aparecimento das rugas, protegendo a pele também dos raios ultravioletas.

Outra dica importante são os alimentos ricos em flavonoides, que atuam como antioxidantes. Entre eles estão o cacau, chá verde e romã. “São alimentos que possuem ação anticarcinogênica, quimioprotetora e anti-inflamatória. O romã é um ótimo aliado para amenizar manchas na pele”, finaliza a nutricionista da Risa.

Outra importante dica para manter a pele sempre bonita é evitar banhos quentes e demorados. “A água muito quente pode alterar a composição do manto hidrolipídico, que é um hidratante natural produzido pelo organismo que tem a função de proteger a pele. Portanto, os banhos mornos são os mais indicados. Além disso, o uso de filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados e chuvosos, é fundamental para uma pele saudável”, diz a Dra. Maria Kotzias. 

Gostou? Compartilhe