O que é a otorrinolaringologia?

Algumas funções e sentidos importantes para uma vida saudável, como o olfato, a fala, equilíbrio e audição recebem a atenção desta especialidade

Por
· 1 min de leitura
Otoscópio utilizado pelos otorrinolaringologistasOtoscópio utilizado pelos otorrinolaringologistas
Otoscópio utilizado pelos otorrinolaringologistas
Você prefere ouvir essa matéria?

Os problemas relacionados ao ouvido, nariz, seios da face e garganta são tratados pelo profissional médico da área de otorrinolaringologia. Esta especialidade é responsável pelo tratamento medicamentoso, cirúrgico ou de reabilitação. “Sintomas como nariz entupido (obstrução nasal), respiração oral, secreção nasal, dor no rosto, sangramento no nariz, dificuldade para ouvir, dor no ouvido, sensação de ouvido tampado, zumbido, tontura, dor de garganta, rouquidão, ronco, entre outros sintomas, deve ser avaliado por médico especialista nessa área.” orienta a médica otorrinolaringologista do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Thaís Marques da Costa.


 
Dos recém-nascidos aos idosos
Algumas funções e sentidos importantes para uma vida saudável, como o olfato, a fala, equilíbrio e audição recebem a atenção desta especialidade. “O otorrinolaringologista é o profissional mais indicado para realizar o diagnóstico e indicar o tratamento correto para as doenças que estão relacionadas com esses sintomas”, explica. A frequência das avaliações médicas varia de acordo com o histórico familiar e exposição a fatores que podem desencadear estas patologias “Visitas regulares ao Otorrino (desde recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos) contribuem para a prevenção ou cuidados com doenças que costumam surgir nesses sistemas”, finaliza.

Gostou? Compartilhe