A retirada cirúrgica de parte do fígado é uma das alternativas de tratamento para diversas patologias que se desenvolvem neste órgão. No Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF) este procedimento é realizado através de videocirurgia, técnica menos invasiva e que possibilita a efetividade do procedimento com menos impacto no período pós-operatório. “Este procedimento é realizado geralmente em lesões benignas e malignas do fígado, com preferência em lesões menores e nos segmentos mais anteriores do fígado.” explica o cirurgião de fígado, vias biliares e pâncreas do Hospital de Clínicas, Dr. Jorge Carlotto.
Alta precoce
Embora esta intervenção seja utilizada para ressecções de pequenas partes do fígado, durante o mês de fevereiro, a equipe de Cirurgia Digestiva da Clínica Dal Vesco e Clínica de Anestesiologia e Dor, que atuam no Hospital de Clínicas, realizaram um procedimento de Hepatectomia Regrada Maior por Videocirurgia. “O paciente apresentava uma lesão em fígado com mais de 10 centímetros e foi necessária uma ressecção de 50% do órgão. O paciente evoluiu bem e recebeu alta no quarto dia após a cirurgia. A videocirurgia permite uma alta mais precoce, menor dor no pós-operatório e um resultado estético melhor, sem prejuízo no tratamento oncológico”. esclarece o cirurgião.
Precisão e microcâmeras
A videocirurgia demanda incisões menores do que as realizadas em procedimentos tradicionais, possibilitando também maior precisão na condução, pois utiliza microcâmeras para auxiliar na visualização do procedimento. “As grandes ressecções do fígado também são possíveis por videocirurgia, desde que a equipe esteja treinada e materiais de alta tecnologia disponíveis, como o aspirador ultrassônico, tesoura ultrassônica, grampeadores vasculares e monitor de alta resolução.” pontua Carlotto.