Qualificação pela excelência operacional

Hospital de Clínicas aplica a metodologia Lean Six Sigma

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Curso reuniu gestores e médicosCurso reuniu gestores e médicos
Curso reuniu gestores e médicos
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Com foco na qualidade dos serviços e na preocupação com a evolução constante, aliada à segurança de todos os processos realizados no Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo, a instituição expandiu a aplicação da metodologia Lean nos setores e equipes envolvidas no atendimento médico-hospitalar. O aperfeiçoamento destas aptidões ocorre através da qualificação profissional dos gestores por meio da metodologia Lean Six Sigma, que reúne os métodos e ferramentas das estratégias Lean e Six Sigma. “O HC selecionou trinta e três colaboradores, entre eles gestores e médicos, os quais estão desenvolvendo dezesseis projetos de melhorias em diversos setores.” pontua a coordenadora do Escritório da Qualidade do HC, Andressa Berwanger Rigo. 

 

Certificação Green Belt
As estratégias do Lean Six Sigma podem ser utilizadas em diversos cenários. Sua aplicação na área da saúde proporciona a formação de lideranças atuantes na resolução e melhoria contínua dos processos envolvidos no atendimento médico, administrativo e assistencial no ambiente hospitalar. Ao final do período de imersão, previsto para o início do mês de maio, os participantes do curso receberão a certificação Green Belt, classificação destinada aos profissionais especializados em seus processos através da filosofia Lean Six Sigma. O curso realizado no Hospital de Clínicas possui oitenta horas de duração e é ministrado por profissionais certificados no grau Master Black Belt, nível mais alto da metodologia Lean Six Sigma. O ímpeto pela constante melhoria na gestão e assistência hospitalar integra a visão institucional, que faz do HC referência em qualidade na assistência hospitalar, na formação de recursos humanos e na geração de novos conhecimentos. O Hospital de Clínicas conquistou em dezembro de 2018 a Acreditação Hospitalar - Nível 1, concedida através da Organização Nacional de Acreditação (ONA), refletindo a qualidade dos processos e eficácia dos sistemas envolvidos no atendimento em saúde. 

 

Impacto do Lean Six Sigma no atendimento hospitalar

A coordenadora do Escritório da Qualidade do HC, Andressa Rigo esclarece que a conexão entre a metologia Lean e a metodologia Six Sigma no Hospital de Clínicas proporciona ferramentas e conhecimentos para a otimização da excelência operacional. “Juntando as duas metodologias, o Hospital de Clínicas visa reduzir etapas e tempos que não agregam valor e qualificar as etapas que adicionam valor à experiência dos nossos pacientes, como por exemplo, diminuir os tempos de espera para atendimento e qualificar as consultas médicas e de enfermagem.” explica Andressa. O gerenciamento de processos identifica também oportunidades de melhoria nos processos administrativos e que envolvem a assistência em saúde. “A metodologia Lean, que quer dizer "enxuto" trabalha na perspectiva de diminuir processos que não agregam valor ao paciente, como por exemplo, no caso das esperas, e o Six Sigma é uma metodologia desenvolvida para reduzir a variabilidade dos processos, produtos e serviços utilizando ferramentas da qualidade e estatística para atender as necessidades do cliente.” salienta a coordenadora. 

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