Maio é o mês da enfermagem

Profissionais têm papel fundamental na saúde

Por
· 1 min de leitura
Atividade é fundamental na recuperação e promoção da saúdeAtividade é fundamental na recuperação e promoção da saúde
Atividade é fundamental na recuperação e promoção da saúde
Você prefere ouvir essa matéria?

Atenção, segurança, cuidado, essas palavras são alguns sinônimos que representam os profissionais da Enfermagem, que incansavelmente dedicam-se a zelar pelas pessoas em seus momentos de fragilidade e doença. Maio é lembrado mundialmente como o mês da Enfermagem, isto porque, no dia 12 de maio celebra-se o dia Mundial do Enfermeiro e no dia 20 de maio o Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem. No Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, esses profissionais representam 42% do número de funcionários e são fundamentais no atendimento aos pacientes. A história da Enfermagem no HSVP acompanhou a história da profissão no Brasil e no mundo. Inicialmente, o principal propósito era agasalhar doentes pobres, assistindo-os, medicando-os e lhes dando conforto físico e espiritual. Com o passar dos anos, muitas coisas mudaram a rotina dos profissionais, como a sistematização da Enfermagem, a tecnologia, trabalho de liderança, entre outros, porém, a essência do cuidar, da empatia, do olhar atencioso para o próximo é o mesmo.

 

Enfermagem
A enfermagem é composta pelo enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem. O técnico e auxiliar de enfermagem são profissionais que atuam na área da promoção da saúde, na prevenção de agravos, na recuperação e na reabilitação da saúde. Pode-se afirmar que se trata do profissional da equipe de saúde com grande proximidade com o cuidado direto. Ao enfermeiro cabe planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar o processo e os serviços de assistência em enfermagem. Além disso, promover e participar de eventos de capacitação da equipe, prestar assistência direta aos pacientes graves que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas. Ao Enfermeiro também está a incumbência da direção do serviço de enfermagem, as atividades de gestão, como planejamento da assistência de Enfermagem e todos os cuidados de maior complexidade técnica.

 

Estratégia
Nos dias de hoje, fala-se muito do papel da saúde, educação e qualidade de vida. Os enfermeiros da Gerência de Enfermagem do HSVP, matriz e unidade Uruguai, José Olavo Lupatini Filho, Felipe Ferreira Lucas e Márcia Ferrão destacam que educação e saúde não são apenas básicas, mas sim, o caminho e a estratégia mais poderosa para melhores índices de produtividade e qualidade nos resultados. “Os profissionais da Enfermagem têm em sua essência a preocupação com o bem-estar e a promoção da saúde. Além disso, são o carro-chefe para um atendimento seguro e qualificado”, evidenciam. 

Gostou? Compartilhe