Prefeitos e secretários da saúde reunidos no Hospital de Clínicas

Projeto de renovação do Parque Tecnológico da instituição terá o apoio dos municípios da região na busca de recursos

Por
· 1 min de leitura
Juarez Dal Vesco: ?EURoeesforço coletivo das comunidades envolvidas?EUR?Juarez Dal Vesco: ?EURoeesforço coletivo das comunidades envolvidas?EUR?
Juarez Dal Vesco: ?EURoeesforço coletivo das comunidades envolvidas?EUR?
Você prefere ouvir essa matéria?

Prefeitos, secretários de saúde e representantes de cerca de trinta municípios da macrorregião Norte do Rio Grande do Sul se reuniram terça-feira (20) com a direção médica e administrativa do Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Na oportunidade, os gestores municipais foram integrados ao projeto de renovação do Parque Tecnológico do Hospital de Clínicas. O vice-presidente do HC, Paulo Adil Ferenci, salientou a importância da qualificação contínua dos serviços em saúde desempenhados pelo hospital no atendimento à população de toda a macrorregião Norte do RS, Oeste de Santa Catarina e também de municípios do Sudoeste do Paraná.  “Eu gostaria de lembrar que esta instituição é centenária e, quando foi constituída em 1914, provavelmente todos os municípios presentes pertenciam ao então município de Passo Fundo. Portanto, todos os moradores desses municípios são também fundadores desta instituição. O Hospital de Clínicas, portanto, é um hospital regional”, relembrou.

 

Qualificação, ensino e pesquisa
O exponencial desenvolvimento do Hospital de Clínicas, intensificado nas últimas duas décadas a partir de investimentos na qualificação dos serviços de assistência hospitalar, ensino e pesquisa foi destacado pelo diretor técnico do HC, Dr. Juarez Dal Vesco. “Essa transformação se deve a um esforço coletivo das comunidades envolvidas aqui, do corpo médico e com a gestão que se profissionalizou e se voltou para que a gente pudesse reconstruir a instituição, que é centenária e comunitária.” Dal Vesco evidenciou, ainda, a relevância das condições técnicas para que os profissionais de saúde possam desenvolver seu trabalho de forma qualificada e atendendo às necessidades dos pacientes.

 

Projeto de desenvolvimento
O administrador do HC, Luciney Bohrer, apresentou o projeto de desenvolvimento institucional, com investimento previsto em 28 milhões de reais na aquisição de recursos tecnológicos e equipamentos para as áreas de Hemodiálise, Centro Cirúrgico e UTI Cardiológica. A busca por estes investimentos ocorrerá junto aos parlamentares gaúchos, através de Emendas Parlamentares Individuais Impositivas ao Orçamento Geral da União - OGU 2019 e com o apoio das autoridades políticas da macrorregião Norte do RS. “Nós somos uma instituição que vem respeitando o Sistema Único de Saúde, respeitando o atendimento aos cidadãos, temos vários projetos em andamento, uma Unidade de Emergência que será ampliada e parcerias de atendimento com vários municípios”, disse Luciney, ao salientar que Passo Fundo está entre os três polos nacionais na área da saúde, juntamente com Curitiba e Porto Alegre.

(Matéria completa na edição impressa: Medicina & Saúde)

Gostou? Compartilhe