Passo Fundo deve receber 5.035 doses da Coronavac

As doses foram entregues nesta tarde na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde

Por
· 1 min de leitura
As doses serão separadas e acondicionadas nesta tarde (Foto: Bruna Scheifler/ON)As doses serão separadas e acondicionadas nesta tarde (Foto: Bruna Scheifler/ON)
As doses serão separadas e acondicionadas nesta tarde (Foto: Bruna Scheifler/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, acaba de divulgar que o município deverá receber, ainda hoje, 5.035 doses da CoronaVac. O restante do lote de 10,2 mil doses do imunizante produzido pelo Instituto Butatan em parceria com o laboratório chinês Sinovac deve ser distribuído pela 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (6ª CRS) aos outros 61 municípios que integram a pasta.

As vacinas já estão na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde

As vacinas Coronavac chegaram no aeroporto municipal de Carazinho e via BR 285 foram entregues em Passo Fundo por volta das 15h20. “Ocorreram atrasos, por questões logísticas, até pelo estado ser muito grande, mas nada fora do padrão”, relatou o delegado regional de saúde, Marcello Pacheco.

Em caixas de isopor, as 10,2 mil doses foram levadas para dentro da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), onde os repórteres não tiveram acesso. "Agora vamos organizar internamente a divisão, a separação e o acondicionamento das doses. A ansiedade de todo mundo é a mesma nossa", disse Marcello.

As doses para a segunda aplicação da vacina ainda não foram distribuídas pelo governo estadual, assim, todas as doses recebidas neste momento pelas Coordenadorias serão aplicadas. "Profissionais de saúde, idosos que estão institucionalizados em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e indígenas aldeados, esses são os grupos prioritários nessa primeira fase", lembra Marcello sobre quem irá receber as primeiras doses.

As doses remanescentes ficam reservadas para o posterior envio destinado à segunda dose, prevista para aplicação entre duas e quatro semanas após a primeira aplicação.

Em Passo Fundo, foi realizado um ato simbólico para aplicação da primeira dose da vacina. No entanto, a distribuição para os municípios ocorrerá apenas amanhã (20) a partir das 8h. A lista de quantas doses cada município irá receber não foi divulgada, no entanto, a coordenadoria diz que cada município já sabe quantas vai receber. “É uma emoção, um misto de emoção com início de trabalho, acho que para todos os profissionais de saúde é um misto de satisfação e alegria, estamos vendo uma luz no final do túnel”, declarou Marcello.

Gostou? Compartilhe