Primeiros dias da vacinação de idosos contra Covid-19 registram pequeno movimento em Passo Fundo

17 idosos com mais de 95 anos foram vacinados até ontem (09)

Por
· 2 min de leitura
Durante a manhã, poucos idosos procuraram o Cais Vila Luíza (Foto: Bruna Scheifler/ON)Durante a manhã, poucos idosos procuraram o Cais Vila Luíza (Foto: Bruna Scheifler/ON)
Durante a manhã, poucos idosos procuraram o Cais Vila Luíza (Foto: Bruna Scheifler/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?

Na terça-feira (9), Passo Fundo começou a vacinar idosos acima de 95 anos e profissionais da saúde em atividade com mais de 70 anos contra a Covid-19. A vacinação, no entanto, tem registrado pouco movimento. Até ontem, apenas 17 idosos dessa faixa etária foram vacinados. A redação do ON registrou pouco movimento nos postos na tarde de ontem e nesta manhã (10). 

A baixa procura surpreendeu, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Cristine Pilati. Entre os motivos para o movimento abaixo do esperado pode estar a defasagem dos dados, que se baseiam no Censo Demográfico de 2010 do IBGE, e no grande número de idosos dessa faixa etária em Instituições de Longa Permanência. É esperado que o movimento aumente conforme o cronograma de vacinação avance.

A pensionista Miguelina Ioppi, de 97 anos, foi uma das poucas a procurar o Cais Vila Luíza na manhã desta quarta-feira (10). “Vindo a vacina a gente tem esperança. Agora eu estou feliz”, disse a idosa, que comemorou a vacinação agradecendo a Deus. 

Miguelina chegou a ter o coronavírus, mas segundo ela, o vírus “só ameaçou” e não teve complicações. A filha da Dona Miguelina, a professora aposentada Solange Lima Both, também mostrou esperança com a vacinação da mãe. “A gente espera muito que as pessoas sendo vacinadas termine um pouco a pandemia e que a gente possa ter uma vida mais tranquila sem ter tantos medos. Quanto mais pessoas forem vacinadas, menor a expansão do vírus. E que a gente possa ter uma vida mais livre, não só restrita dentro da casa”, destacou a professora.

Dona Miguelina disse que não ficou nervosa com a vacinação (Foto: Bruna Scheifler/ON)

Cronograma

Nesta quinta e sexta-feira, serão vacinados idosos que têm entre 90 e 94 anos. A imunização do grupo com idades entre 80 a 89 anos deve acontecer na próxima semana. Moradores com 90 anos ou mais, caso percam a data de imunização, ainda podem procurar os locais de vacinação após os dias estipulados. No sábado (13) não haverá vacinação. Na segunda e terça-feira de Carnaval a Central de Vacinas estará aberta das 8h às 17h, de acordo com a Prefeitura de Passo Fundo.

Vacinômetro

Passo Fundo aplicou até a terça-feira 7.879 doses, referentes apenas à primeira aplicação. O número corresponde a 45% do total de 17.593 doses disponibilizadas para o município. A informação é da atualização das 10h10 de hoje da Secretaria Estadual da Saúde.

Ao todo, 7 mil profissionais de saúde já receberam a primeira dose da vacina em Passo Fundo. Em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), 574 pessoas já foram vacinadas. A cidade já vacinou 88 indígenas e 214 pessoas acamadas com mais de 60 anos. 

O estado já vacinou mais de 247,7 mil pessoas e aplicou a segunda dose em 216 vacinados. A 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) já vacinou mais de 16,6 mil pessoas.

Notícia atualizada às 19h01

Gostou? Compartilhe