Passo Fundo receberá mais 8,2 mil doses da vacina AstraZeneca

Remessa deve ser utilizada para imunização de pessoas com comorbidades

Por
· 1 min de leitura
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Você prefere ouvir essa matéria?

Uma nova remessa da vacina AstraZeneca/Fiocruz, com 8.245 doses, deve chegar a Passo Fundo nesta terça-feira (4). Os imunizantes são destinados à primeira aplicação em pessoas que pertencem ao grupo das comorbidades, dando sequência à terceira etapa de vacinação prevista no Plano Nacional de Imunizações (PNI). O município deve receber também, ainda hoje, 470 doses da CoronaVac/Butantan, que serão utilizadas para aplicação da segunda dose do imunizante em pessoas que aguardam para completar o esquema de vacinação há 28 dias ou mais.

O novo lote da vacina AstraZeneca destinado ao município faz parte de uma remessa, com 413.750 doses, que chegou ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (3). Conforme definição da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), os municípios devem usar as vacinas para ampliar a vacinação do grupo de comorbidades. Em Passo Fundo, do total de 8,2 mil novas doses para primeira aplicação, 1.357 são destinadas a gestantes e puérperas maiores de 18 anos, independentemente de condições pré-existentes; 6.265 a pessoas com comorbidades de 40 a 53 anos; e outras 620 a pessoas de 40 a 54 anos com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A 16ª remessa da CoronaVac, por outro lado, deve ser usada exclusivamente para completar o esquema vacinal das pessoas que receberam a primeira dose há 28 dias ou mais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no município, mais de cinco mil pessoas estão aguardando para receber a segunda dose da CoronaVac - parte delas deveria ter completado o esquema de imunização ainda no dia 22 de abril. O motivo do atraso acontece em razão do atraso na entrega de vacinas pelo Instituto Butantan, que enfrentou falta de insumos para fabricação do imunizante.

“Essas novas doses de CoronaVac vão ser disponibilizadas para quem recebeu a primeira dose na nona remessa. Não é para todos, é para quem tem um atraso maior”, enfatiza a secretária municipal de Saúde, Cristine Pilati. De acordo com ela, o cronograma para vacinação deste grupo deve ser divulgado ainda nesta semana. Os demais vacinados, que também registram atraso para a aplicação da segunda dose, devem aguardar novas orientações. A expectativa é de que a situação seja regularizada com a chegada de mais remessas.

Gostou? Compartilhe