Passo Fundo avança na vacinação com novos grupos de profissionais

Trabalhadores do transporte coletivo urbano e da coleta e do manejo de resíduos sólidos serão vacinados nesta terça-feira; também será realizada a vacinação de profissionais da saúde

Por
· 1 min de leitura
A vacinação será realizada no CTG Lalau Miranda, das 8h às 16h (Foto: Divulgação/PMPF)A vacinação será realizada no CTG Lalau Miranda, das 8h às 16h (Foto: Divulgação/PMPF)
A vacinação será realizada no CTG Lalau Miranda, das 8h às 16h (Foto: Divulgação/PMPF)
Você prefere ouvir essa matéria?

Com mais de 63,3 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19, Passo Fundo avançará para a vacinação de novos grupos previstos no Plano Nacional de Operacionalização (PNO). Nesta terça-feira (1), poderão receber a primeira dose da AstraZeneca motoristas, cobradores e fiscais do transporte coletivo urbano e também trabalhadores da coleta e do manejo de resíduos sólidos.

A vacinação será realizada no CTG Lalau Miranda, das 8h às 16h. Além de documento de identificação com foto e CPF ou cartão SUS, os trabalhadores do transporte coletivo e da coleta de resíduos deverão apresentar crachá e carteira de trabalho. Já os profissionais que fazem o manejo dos resíduos coletados, que operam nas cooperativas de reciclagem, precisarão portar documento que comprove o exercício efetivo da função.

O anúncio foi feito pelo prefeito, Pedro Almeida, que avalia o ritmo da cobertura vacinal no município. "Hoje, contabilizamos mais de 31% da população vacinada. Entre as 15 cidades mais populosas do Rio Grande do Sul, Passo Fundo é a segunda que mais vacinou. Esse é um dado que nos orgulha, pois, desde o início desse processo, buscamos agilizar e qualificar o serviço prestado à população", disse.

O prefeito Pedro Almeida e a secretária Cristine Pilati comentam a ampliação(Foto: Divulgação/PMPF)

Profissionais da saúde

Na última remessa, Passo Fundo recebeu quase 7 mil doses da AstraZeneca, vacinando trabalhadores da educação, pessoas privadas de liberdade e pessoas em situação de rua e dando continuidade à cobertura de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e idosos.

Além de avançar para outros grupos, o Município realizará mais uma etapa de vacinação de profissionais da saúde. Nesta terça-feira (1), no CTG Lalau Miranda, das 8h às 16h, poderão receber a primeira dose da vacina os trabalhadores elencados pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS): assistentes sociais, biólogos, biomédicos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Vacinação geral

O progresso da vacinação para outros grupos depende da quantidade de doses que estão à disposição. “Levando em consideração o número de doses recebidas e aplicadas e também a demanda das pessoas que pertencem aos grupos que são vacinados, vamos avançando e iniciando a cobertura de outros públicos-alvo”, explica a secretária de Saúde, Cristine Pilati.

A vacinação da população por idade está sendo estruturada e depende do recebimento de mais vacinas. “Após os grupos desta terça-feira, avaliaremos a possibilidade de dar início à vacinação geral por faixa etária, autorizada pelo Ministério da Saúde. Para isso, também aguardamos o envio de mais doses”, destaca.

Gostou? Compartilhe