Vacinação contra covid vai voltar a ser por faixa etária neste sábado

Vacinação será realizada conforme cronograma estruturado pela Secretaria Municipal de Saúde

Por
· 2 min de leitura
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Foto: Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?

A Prefeitura de Passo Fundo começará a vacinar a população geral, por critério de faixa etária, neste sábado (5). O avanço na vacinação foi viabilizado pela cobertura vacinal dos grupos que constam no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) e pelo recebimento de mais uma remessa de doses da AstraZeneca e da Pfizer.

O prefeito Pedro Almeida destacou que o processo é realizado com agilidade em Passo Fundo, que, entre as 15 cidades gaúchas mais populosas, é a segunda que mais vacinou. “Desde o início da vacinação, no fim de janeiro, o município atendeu a todas as determinações nacionais e estaduais e implementou estratégias que pudessem acelerar e qualificar o processo. Esse é mais um importante passo que Passo Fundo está dando e que, certamente, era aguardado por toda a comunidade, disse.

A vacinação será realizada em ordem decrescente. No sábado, poderão ser vacinadas pessoas com 59 e 58 anos completos. Na segunda-feira (7), as de 57 e 56 anos. Já na terça-feira (8), será a vez das que possuem 55 e 54 anos.

No sábado, a aplicação das doses para a população geral será efetuada no CTG Lalau Miranda, das 8h às 13h. Já

na segunda e na terça-feira, além de ocorrer no CTG, das 8h às 15h, será realizada em oito unidades de saúde: Cais Hípica, Cais Vila Luíza e Ambulatório de Especialidades, das 8h às 16h, e ESF Nenê Graeff, ESF Zachia, ESF São José, ESF Donária/Santa Marta e ESF Vila Nova, das 8h às 12h e das 13h às 15h.

A secretária de Saúde, Cristine Pilati, conforme o quantitativo de doses disponíveis, as faixas etárias serão expandidas. “Estruturamos esse calendário inicial. Quando chegarmos na população com 54 anos, analisaremos o número de unidades para, então, chamar novos grupos”, ressalta.


Novas chamadas

Pessoas pertencentes aos grupos prioritários do PNO vacinados em Passo Fundo e que ainda não receberam a vacina poderão tomar a primeira dose na sexta-feira (4), das 8h às 15h, no CTG Lalau Miranda. Será necessário apresentar a documentação específica do seu grupo, já detalhada pela Prefeitura.

Para esclarecimentos, é possível entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (54) 3046-0097.


Vacinação de pessoas com comorbidades

As pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos, pessoas com deficiência permanente com ou sem cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 18 a 59 anos e pessoas com mais de 60 anos que não iniciaram o esquema vacinal poderão tomar a primeira dose na segunda e na terça-feira, nas unidades de saúde.

Nesta nova chamada, poderão ser vacinadas as pessoas com hipertensão leve e que fazem uso de uma única medicação. Antes, pessoas hipertensas poderiam receber a vacina somente com a utilização de três medicamentos ou mais.

As unidades que estão vacinando contra a Covid-19 são: Cais Hípica, Cais Vila Luíza e Ambulatório de Especialidades, das 8h às 16h, e ESF Nenê Graeff, ESF Zachia, ESF São José, ESF Donária/Santa Marta e ESF Vila Nova, das 8h às 12h e das 13h às 15h.

Além de documento de identificação com foto, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência, pessoas com comorbidades deverão apresentar atestado médico ou receita atualizada dos medicamentos de uso contínuo.


Gostou? Compartilhe